A Prefeitura Municipal de Esperantina através da Secretaria Municipal de Saúde está realizando todo o dia de hoje (24/11) no auditório da Escola José Nogueira de Aguiar uma capacitação e treinamento dos agentes comunitários de saúde sobre o e-SUS.
Depois de capacitados todos os agentes de saúde farão um trabalho de pesquisa, com o objetivo de atualizar as informações das condições de saúde da população de Esperantina, identificando por exemplo quantas pessoas sofrem de diabetes, quantos são hipertensos, quantos possuem algum tipo de deficiência e ainda as condições sociais de cada domicilio, como profissão, tipo de ocupação, se estão desempregados ou não.
“Essas informações farão parte do banco de dados do SUS e a partir delas vamos preparar nosso plano municipal de saúde”. Disse a Prefeita Vilma Amorim.
Além dos agentes de saúde serão capacitados posteriormente outras equipes como por exemplo os agentes de endemias. Em Esperantina o último censo dos animais domésticos (cães e gatos) foi feito a quase 16 anos atrás, naquela época foi contabilizado perto de 10 mil animais.
“A partir da atualização do censo dos animais domésticos podemos providenciar a quantidade certa de doses de vacinas antirrábicas, pois por conta da defasagem de informações em Esperantina é alto o índice de calazar, estamos entre os 10 municípios de maior risco da doença em humanos, isso se faz urgente providências.” Informou o secretário de saúde Albano Amorim.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.