Devido as fortes chuvas que caem na região e o grande volume de água que está descendo do Açude do Bezerro em José de Freitas, a cidade de Esperantina está na rota das águas e poderá ocorrer uma enchente.
Na manhã desta segunda feira (09), a prefeita de Esperantina, Vilma Amorim, esteve reunida com a equipe da Defesa Civil do estado em José de Freitas, para receber as informações da real situação do açude do Bezerro que ameaça romper a qualquer momento.
As informações foram repassadas pelo Coronel Frederico para prefeita Vilma Amorim que se encontrava na companhia da secretária de assistência social Regina Silva.
Ao retornar a Esperantina, a prefeita convocou todos os secretários municipais, representantes do sindicato de trabalhadores rurais e da defesa civil local para uma reunião, para que todos fiquem em alerta sobre o possível volume de água que o rio Longá poderá receber nas próximas horas com um possível rompimento da barragem em Jose de Freitas.
De acordo com o Coronel Carlos Frederico, desde domingo começou a descer água do açude que deságua no rio Marathoã e posteriormente no rio Longá.
Segunda a gestora de Esperantina, a partir de agora todos devem ficar em alerta e os membros da Defesa Civil municipal e as secretarias ja iniciaram um trabalho de levantamento dos moradores que residem em região ribeirinha do rio Longá em Esperantina.
“Nós hoje pela manhã recebemos uma ligação do Palácio de Karnak e fomos até a cidade de José de Freitas conversar com o coronel, se a Barragem romper mesmo como está previsto nas próximas horas poderemos ter uma enchente grande em Esperantina ocasionada por este rompimento. Portanto é preciso que ficamos em alerta para evitar possíveis problemas”, falou.
De acordo com a prefeita, após a reunião com os secretários e entidades um grupo de trabalho foi montado e as tarefas foram divididas para que todas as medidas tenham agilidades, prédios públicos estão sendo disponibilizados para uma eventual enchente, o hospital está se preparando também.
Um número de telefone foi disponibilizado para que as pessoas possam entrar em contato: 3383-1719 que vai ficar no prédio do cento social.
“Mas quero aqui tranquilizar a população de Esperantina, não é pra ninguém ficar apavorado, criar pânico, nós já estamos nos precavendo do que possa acontecer e com toda esta equipe montada e tralhando vamos ter bom êxito e torcer para que lá em José de Freitas tudo possa dar certo”. finalizou a prefeita.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.