Secretaria de Saúde realiza reunião para traçar ações de combate a Dengue em Esperantina‏

Secretaria de Saúde realiza reunião para traçar ações de combate a Dengue em Esperantina‏

Secretaria de Saúde realiza reunião para traçar ações de combate a Dengue | Ricardo Melo

Na última quarta-feira, 19, a Secretaria Municipal de Saúde de Esperantina reuniu proprietários de oficina mecânica, borracharia e sucatas para falar sobre as medidas que serão adotadas no combate ao mosquito transmissor da dengue na cidade.

A reunião foi realizada pelo Setor de Endemias em parceria com o Promotor de Justiça de Esperantina, Drº Sérvio de Deus.

Além do Promotor de Justiça, estiveram presentes na reunião o Coordenador do Setor de Endemias, Jairo Feitosa e o Secretário de Saúde, Julio Cesar. O encontro foi realizado no Auditório da Secretaria Municipal de Educação.

Os convidados foram orientados sobre a vistoria e conservação dos seus respectivos estabelecimentos comerciais, eliminando todos os possíveis focos do mosquito transmissor da dengue.

De acordo com o Coordenador do Setor de Endemias, Jairo Feitosa, somente neste ano o município já notificou 38 casos suspeito de dengue, sendo que destes 6 já foram confirmados.

Já o Secretário de Saúde, Julio Cesar, pediu a compreensão de todos os proprietários de borracharias e oficinas para que pudessem colaborar com o município eliminando todos os focos do mosquito. O gestor disse ainda que infelizmente muitas pessoas tem o hábito de colocar a responsabilidade do combate a dengue somente no Poder Público, e isso acaba dificultando o trabalho do Setor de Endemias.

O Promotor de Justiça, Drº Sérvio de Deus, disse que os proprietários de borracharias e oficinas poderão ser penalizados se forem omissos na eliminação dos focos do mosquito transmissor da doença. ?Se o empresário for omisso no seu dever de agir, ele vai sofrer com as consequências da legislação?, disse.

Para diminuir os criadouros, a Secretaria Municipal de Saúde recomenda à população adotar medidas simples como manter vasos sanitários tampados, lavar as vasilhas dos animais, verificar as tampas das caixas d?água e colocar telas protetoras sobre elas, substituir a água dos vasos de plantas por terra, evitar plantas aquáticas, preencher os pratinhos de plantas com areia, evitar armazenar pneus ou qualquer recipiente que possa acumular água, entre outras.

De acordo com a Secretaria de Saúde, em caso de aparecimento de algum dos sintomas da doença, o cidadão deve procurar pela unidade de saúde mais próxima de sua residência.

{albCodigo=5547}

Ascom Saúde



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES