O último dia de carnaval em Floriano, terça, 17, foi marcado pelo desfile das escolas de samba. Três agremiações cantaram e encantaram o público com suas alegorias, samba enredo e animação.
O prefeito Gilberto Júnior e o presidente da Comissão Organizadora do Carnaval – COC, George Everson, chegaram cedo a Avenida Beira Rio. E quando o corredor da folia foi liberado, quem primeiro passou foram as Chanas Cheirosas, o bloco é de animação e sempre participa dos desfiles como participação levando graça e diversão para o público.
Depois foi a vez da competição, e a primeira a cantar o seu enredo foi a campeã do ano passado, Rosa de Ouro, a escola trouxe os clássicos infantis, personagens e cenários fizeram a diferença na avenida e encheu os olhos dos pequeninos que acompanharam tudo de pertinho. Bruxas, príncipes e princesas tudo ali no samba, nas alegorias e fantasias.
Em seguida uma homenagem às mães do mundo, a Arrocha Um Aperta o Outro, não cansou de elogiar, enaltecer e engrandecer as mulheres que são mães e se tornam verdadeiras guerreiras para dar a luz e criar seus filhos. Nas alegorias uma boneca gigante representava uma mulher grávida, e complementando a decoração cegonhas com trouxinhas de bebês no bico.
A última a passar pela avenida e estreante como escola de samba, Beija Flor da Princesa, levou a magia do circo para o público cantar. Palhaços, malabaristas, contorcionistas, homem que cuspia fogo foram algumas das atrações que passaram pelo corredor da folia. Nos carros alegóricos o mundo circense e o colorido que só o circo tem.
As três agremiações foram avaliadas por 18 jurados que julgaram samba enredo, mestre sala e porta bandeira, alegorias e fantasias, bateria, comissão de frente e evolução.
O encerramento da noite ficou por conta dos blocos Tradição e Os Ingratos que arrastaram a multidão com suas marchinhas de carnaval, forró e MPB em ritmo de samba e muita descontração.
O desfile das escolas de samba encantou o público, a arquibancada ficou pequena para quantidade de pessoas que queriam ver o desfile, segundo especialista cerca de 20 mil pessoas compareceram ao desfile. Muita gente ficou espalhada pelas calçadas laterais e canteiro central da Avenida.
A criatividade dos carnavalescos mexeu com o imaginário de muitos que estavam ali para apreciar a cultura carnavalesca da Princesa do Sul.
“A cada ano percebemos como este desfile faz a diferença no carnaval de Floriano, o público vem para olhar, participa e canta os sambas das escolas, e isso é cultura, um tipo de cultura que já faz parte da identidade do município. As escolas estão de parabéns pela criatividade e desfile apresentado,” disse Gilberto Júnior, prefeito.
“A aceitação do público superou as nossas expectativas. Sabemos que o novo assusta, mas aqui percebemos que essa mudança agradou e muito aos foliões e visitantes, prova de que o nosso carnaval continua sendo o melhor do estado e atendendo as expectativas do folião,” George Everson, pres. COC.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.