O dia de finados, 02, foi bastante movimento nos cemitérios de Floriano. O fluxo maior de visitantes foi nos dois principais cemitérios do município, São Pedro de Alcântara no bairro Manguinha e São José no Alto da Cruz.
Semanas antes do dia de finados a secretaria de infraestrutura fez a limpeza e recuperação dos cemitérios de Floriano; capina, recolhimento do lixo, manutenção da rede de iluminação e água.
No caso dos cemitérios da zona rural foi incluída também a restauração das vias de acesso; “mobilizamos as equipes de limpeza e manutenção para que deixassem tudo pronto nos cemitérios a tempo do dia de finado. A ideia é dar um mínimo de conforto as pessoas que vão aos cemitérios prestar homenagem aos parentes e amigos já falecidos. Uma tradição que também é bastante forte em Floriano,” disse George Ewerson Nunes, secretário.
As visitações e homenagens aos mortos começaram ainda no sábado, dia 01 de novembro, no domingo, dia 02, a movimentação foi um pouco maior. A igreja católica organizou uma programação especial com missas, oficio as almas e terço, nos cemitérios da zona urbana e rural.
Como de costume, o cemitério central São Pedro de Alcântara foi o que mais recebeu visitas no dia de finados. Neste cemitério não há mais vagas para novos sepultamentos, o que aponta para necessidade de um novo cemitério público. Segundo o gestor, Gilberto Júnior, a prefeitura de Floriano já planeja a instalação de um novo cemitério na cidade, o projeto já esta em discussão.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.