Foi realizado esta semana entre os dias 06 e 08 em quatro escolas municipais de Floriano e no Complexo Cidade Cenográfica o espetáculo “Brasilidade” do Grupo Cultura de Rua. O espetáculo é um projeto aprovado pela Lei Municipal de Incentivo a Cultura Prof. Moreira.
O espetáculo já existia há algum tempo, mas o grupo resolveu pesquisar mais e trazer para Floriano variados estilos de dança que foram adotados pelos brasileiros, mas que fazem parte da cultura de outros países.
“Muitas ideias surgiram, mas nunca conseguimos montar o espetáculo, mas este ano com a Lei prof. Moreira, surgiu essa oportunidade de trabalharmos os ritmos estrangeiros e mostrar como eles são apresentados no nosso país,” falou Alisson Rocha – Diretor do Grupo Cultura de Rua.
O espetáculo faz um apanhado das principais danças culturais de variados países como Argentina, França, África entre outros e apimenta com o jeito brasileiro. Mas não é apenas a dança, antes das apresentações tem sempre um pequeno relato sobre a origem da dança, como ela se difundiu no mundo e quais os países onde a determinada coreografia é mais comum, como o brasileiro adequou ao seu estilo.
O diretor do grupo, Alisson Rocha, dança e dirige ao mesmo tempo, é ele também que encabeça boa parte das coreografias apresentadas pelos bailarinos, “quem trabalha com cultura não pode ter apenas uma função, na cultura é tudo muito resumido, verba, artistas, então a gente tem que aprender a fazer múltiplas funções para que a arte cultural saia melhor, e o espetáculo cresça e encante o público,” disse.
A última apresentação foi nesta quarta-feira, 08, na Escola Municipal José Francisco Dutra, na Manguinha, dentro das atividades da Semana da Criança.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.