Prejuízo: Floriano fica mais de 15 horas sem energia

Prejuízo: Floriano fica mais de 15 horas sem energia

Apagão em Floriano | reprodução da net

Floriano ficou sem energia por volta das 16h deste domingo, dia 22, segundo a Eletrobrás regional de Floriano o defeito foi em duas cadeias de isoladores na linha de transmissão que fica na BR 343, KM 32, próximo ao Povoado Manga.

O local é de difícil acesso, e isso acabou dificultando o trabalho dos técnicos e ocasionou a demora na resolução do problema. Cerca de 20 municípios piauienses e também Barão de Grajaú no Maranhão foram atingidos.

A falta de energia entrou pela noite, madrugada e continuou até a metade da manhã de segunda-feira, dia 23. Os estudantes tiveram que voltar mais cedo para casa, no centro comercial o trânsito estava complicado, pois os semáforos estavam desligados. Nas lojas pouco movimento, muitas empresas com serviço suspenso, nas lotéricas, por exemplo, só informação, e nos bancos a mesma coisa, pois mesmo com gerador, o sistema de informação estava fora do ar.

Na 10º Gerência Regional de Saúde, 500 doses de vacina – Hepatite B, Tríplice Viral, Anti-Rabica e Tetra Viral estragaram por causa da falta de luz, isso sem falar das 250 doses de insulinas que também ficaram perdidas por causa do apagão.

O colapso de energia também atingiu a captação e subestação de tratamento de água, as bombas pararam e a distribuição de água foi suspensa, até a manhã desta segunda a rede ainda não tinha sido reestabelecida. A regional da Agespisa de Floriano não possui gerador, e segundo o diretor da regional para atender a demanda de Floriano teria que ser um gerador de grande porte.

A cidade ficou praticamente incomunicável, a queda de energia atingiu as operadoras de telefone e internet, nada funcionava na cidade.

Desde o final da tarde de domingo que as equipes da Eletrobrás de Floriano trabalham para solucionar o problema. Além de recuperar a linha de transmissão, as equipes tiveram que revisar as redes de distribuição e transformadores na cidade.

A energia elétrica começou a ser reestabelecida por volta das 9h da manhã desta segunda, mas a oscilação de energia ainda deixou muitos setores sem luz. A normalidade mesmo, só veio após as 10h da manhã.

Quanto à água, o sistema de abastecimento também começou a ser normalizado após as 10h da manhã. 



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES