Em Francinópolis, a campanha de vacinação para cães e gatos, que devem ser imunizados a partir dos 3 meses, será dia 02, 03, 04, 05 e 06 de junho (zona rural), e do dia 21 de junho ao dia 06 de julho (zona urbana).
O município de Francinópolis não registrou nenhum caso de raiva humana nos últimos anos. A grande preocupação acerca deste fato é que os morcegos podem infectar os cães e os gatos e estes podem transmitir a raiva para os seres humanos.
A raiva é uma doença com alta letalidade e causa muito sofrimento para a pessoa infectada.
Desta forma, a campanha anual de vacinação contra a raiva em cães e gatos é uma estratégia fundamental para se manter uma parte significativa destas populações animais imunizados contra a raiva. Protegendo os animais consequentemente protegemos o ser humano.
A campanha vai do dia 02 junho ao dia 06 de julho e apenas cães e gatos devem ser vacinados, a partir de 3 meses de idade. A vacina é gratuita.
Confira data e local dos postos de vacinação mais próximo à sua casa
Zona Rural:
02/6/2014
Vale Verde, Campestre, Ponta da Serra, Canto do Estreito, Coco do Odilo, Gado Bravo, Delicioso, Buritizal
03/6/2014
Sangradouro, Bem Posta, Canto, Nova Olinda, Capoeral, Chapada do Garapa, Dezidério, Buriti, Chapada da Luisa, Olho D?água, Pequizeiro, São Marcos, Pintados
04/6/2014
Peixe do Adriano, Jenipapo, Malhada Vermelha, Pitombeira, Morena
05/6/2014
Chapada do Arrogante, Cabeça do Boi, Peixe do Cesário.
06/6/2014
Chapada da Varjota, Vaquejador, Lagoa dos bandeiras, Jatobá, Vigário, Pulsar, Chapada do Pau de Mel, Alto Salobro, chapada da Cruz, Estreito.
Zona Urbana:
21/6/2014, dia ?D?
Unidade Escolar Antonio Xavier, Unidade Escolar Antônio de Pádua, Posto de Saúde da chapada do Brejo
Informações úteis
A partir dos três (03) meses de idade, cães e gatos sem exceção, devem ser vacinados contra raiva todos os anos, incluindo lactantes, cadelas prenhes ou no cio;
- Cães e gatos não devem ter livre acesso à rua
- Ao sair com animal mantenha-o sob controle, utilizando coleira e guia
- Nunca provoque um animal
- Não toque em animais estranhos, feridos ou que estejam se alimentando
- Não aparte brigas entre animais, nem mexa com fêmeas e suas crias
Para maiores informações de como prevenir agressões por cães e gatos consulte o Manual de Prevenção contra Agressão por Cães e Gatos no link (http://www.cclq.usp.br/gcaa/pdfs/manual_educador.pdf)
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.