O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o propósito de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica com o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional presencial e a distância.
A Prefeitura de Francinópolis imbuída dos mesmos objetivos e com o propósito de aumentar as oportunidades educacionais aos trabalhadores por meio de cursos de formação ou qualificação profissional e melhorar a qualidade do ensino médio, e principalmente oferecer uma oportunidade de geração de emprego e renda deu pontapé inicial e firmou parceria com o Instituto Federal do Piauí.
Os primeiros cursos oferecidos pelo IFPI será Mecânica de Carros Leves, Manicure e Pedicure, serão oferecidas 20 vagas para cada curso.
Quem pode se inscrever nos cursos do Pronatec: Pessoas que recebem benefícios dos programas federais de transferência de renda ou que estejam cadastradas no CadÚnico; Desempregados; Pessoas com deficiências; Adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas; Trabalhadores, inclusive agricultores familiares; Estudantes matriculados no Ensino Médio das escolas públicas, inclusive na Educação de Jovens e Adultos.
Se o número de pré-matrículas for maior que o número de vagas serão utilizados os critérios estabelecidos pelo IFPI para a efetivação das matrículas.
É só o início de uma parceria que renderá bons frutos para os jovens e para os cidadãos Francinopolitanos.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.