Secretaria de Saúde de Francinópolis irá vacinar 167 meninas, contra o HPV

Secretaria de Saúde de Francinópolis irá vacinar 167 meninas, contra o HPV

HPV | Francisco Manoel

A campanha de vacinação contra o câncer de colo do útero no Piauí deverá imunizar cerca de 97 mil meninas entre 11 e 13 anos de idade contra o HPV. A meta do Estado é vacinar ao menos 80% do público-alvo. As doses da vacina destinadas a Francinópolis já estão na Secretaria de Saúde. Nessa primeira etapa o Ministério da Saúde enviou 167 doses. A vacina contra o HPV passou a integrar o calendário de vacinação desde o dia 10 de março.

O vírus do papiloma humano (HPV) é um vírus que infecta os queratinócitos da pele ou mucosas, e possui mais de 200 variações diferentes. A maioria dos subtipos está associada a lesões benignas, tais como verrugas, mas certos tipos são frequentemente encontrados em determinadas neoplasias como o cancro do colo do útero, do qual se estima que sejam responsáveis por mais de 90% de todos os casos verificados.

A principal forma de transmissão do HPV é por via sexual, sendo a doença sexualmente transmissível (DST) mais frequente. Estima-se que 25 a 50% da população feminina mundial esteja infectada, e que 75% das mulheres contraiam a infecção durante algum período das suas vidas.

De acordo com a Secretária de Saúde, Dra. Dulce Orminda, a vacinação deverá ser feita nas escolas, como também estará disponível nos postos de saúde. "O ciclo de vacinação está dividido em três etapas, sendo que neste primeiro momento a primeira dose acontecerá em março, nas escolas, e também nas unidades de saúde. A segunda dose será feita seis meses depois e a terceira dose será aplicada depois de cinco anos, contados da primeira dose", explica.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES