O município de Hugo Napoleão conquistou Selo Ambiental C do ICMS Ecológico 2021, imposto que beneficia municípios que se destacam na proteção e conservação do Meio Ambiente. O resultado foi divulgado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), na fase de recurso.
Na fase de Auditoria de Habilitação e Certificação do ICMS Ecológico 2021, o município de Hugo Napoleão foi classificado como não elegível, tendo atingido apenas dois critérios e um total de 76 pontos.
Por entender que o município havia atingido pontuação nos critérios não reconhecidos na primeira fase, a assessoria recorreu e solicitou reanálise dos itens não habilitados e obteve resultado favorável, alterando a pontuação para 82 pontos, número suficiente para ser classificado com Certificação C.
No município, as linhas de trabalho da equipe do Meio Ambiente, contou com a participação de representantes das secretarias do Meio Ambiente, Educação e Saúde, além da Prefeitura, com atuação em ações preventivas de combate às queimadas, investimentos em unidades de conservação e proteção, mobilização para a participação e conscientização da população nas ações sobre educação ambiental, plantio de mudas, dentre outras.
O que é o Selo Ambiental?
É o documento estadual de certificação de desempenho da gestão municipal de meio ambiente. Sendo condição para que os municípios possam ter acesso aos recursos oriundos do ICMS Ecológico. Por sua vez, o ICMS Ecológico é um mecanismo tributário que possibilita aos municípios acesso a parcelas maiores do ICMS, desde que atendam aos critérios ambientais estabelecidos pelo governo estadual.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.