A Prefeitura de Hugo Napoleão, através da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, realizou, na manhã desta terça-feira (25), a I Plenária Municipal de Saúde Mental, que teve como tema central: “Assistência Psicosocial na APS". O evento aconteceu no auditório da secretaria de Educação e contou com a presença de diversos profissionais de saúde, representantes da educação, do legislativo, servidores públicos em geral, conselho tutelar e sociedade civil.
Durante a plenária foram debatidos quatro eixos temáticos: cuidado em liberdade como garantia de Direito a cidadania; propostas aprovadas em Saúde Mental na Plenária Municipal de Saúde; gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; e impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia. Em seguida foram aprovadas propostas que seguirão para a plenária regional e no final foram eleitos delegados e suplentes que irão representar o município nos eventos sobre o tema a nível estadual.
No evento, os palestrantes Amilton Feitosa, técnico em Saúde, e a Dra. Emanuelle, psicóloga, ressaltaram a importância dos cuidados que se devem ter com a saúde mental das pessoas, que vem aumentando significativamente, sobretudo, no período pós-covid. Segundo os palestrantes, é essencial a implementação de políticas públicas voltadas diretamente para essa finalidade, como forma de melhorar a qualidade de vida das pessoas. Foram abordada também as temáticas inseridas na campanha “Janeiro Branco”.
Participaram do evento, a secretária de Saúde Antonina Macedo; a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Valdecira Pires; a secretária de Educação, Antônia Lopes; o secretário de Eventos, Ketty; o secretário de Estradas e Rodagens, Heitor; o pastor Manoel Ivaldo; o médico Dr. Deusdete; a dentista Dra. Fabíola; a enfermeira Sara Magaly, a assistente social Lucile; a psicóloga Aila Brito; além de diretores de escolas, representantes do Conselho Tutelar, agentes comunitários de saúde, entre outros.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.