18 de maio: CRAS promove palestra com o grupo de mulheres guerreiras do sossego.

18 de maio: CRAS promove palestra com o grupo de mulheres guerreiras do sossego.

18 de Maio | Juerismar

No dia 18 de maio, data em que se comemora o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Secretaria Municipal de Trabalho e Ação Comunitária-SEMTAC de Inhuma, juntamente com o CRAS realizou uma palestra de prevenção, conscientização e sensibilização com as mães do grupo do CRAS do bairro sossego.

O Centro de Referência da Assistência Social “CRAS” em nome do Secretário de assistência social Erivan Almondes, vem sempre desenvolvendo trabalhos e atividades para a melhoria da população Inhumense, nesta segunda feira 18 de maio, mais atividade de prevenção e conscientização foi realizada por sua equipe, a palestrante da noite a Dra. Keila Suanny Assistente Social do CRAS, falou sobre a Diferença entre Abuso e Exploração Sexual, explicando que o abuso sexual envolve contato sexual entre uma criança ou adolescente e um adulto ou pessoa significativamente mais velha e poderosa.

De acordo com a palestrante as crianças pelo seu estágio de desenvolvimento, não são capazes de entender o contato sexual ou resistir a ele, e podem ser psicológica ou socialmente dependentes do ofensor. O abuso acontece quando o adulto utiliza o corpo de uma criança ou adolescente para sua satisfação sexual. Já a exploração sexual é quando se paga para ter sexo com a pessoa de idade inferior a 18 anos. As duas situações são crimes de violência sexual, assim também como orientou as mães sobre a questão da importância da denuncia e onde denunciar, enfatizou que a denúncia também é apontada como fundamental no combate à violência sexual. “Quando se faz a denúncia, o Sistema de Garantia de Direitos toma conhecimento do caso e pode agir e garantir a proteção. Independente se isso acontecer na sua família ou não, todos devem zelar pelos direitos da criança e do adolescente”, explicou que um dos principais canais de denuncia é o “Disque 100”, que foi criado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, é um serviço de recebimento, encaminhamento e monitoramento de denúncias de violência contra crianças e adolescentes. O Disque 100 funcionam diariamente de 8h as 22h, inclusive aos finais de semana e feriados. As denúncias são anônimas e podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita para o número 100; além o disque 100, as mesmas poderiam ta procurando o Conselho tutelar, o CREAS- Centro de Referencia Especializado da Assistência Social, delegacia etc

A Dra. Keila ainda frisou que a intenção do 18 de maio, é destacar a data para mobilizar e convocar toda a sociedade a participar dessa luta e proteger nossas crianças e adolescentes. A data reafirma a importância de se denunciar e responsabilizar os autores de violência sexual contra a população infanto-juvenil.

Ainda segundo a Assistente Social, campanhas de conscientização e prevenção são de extrema importância. Esses são os principais objetivos da campanha “Faça Bonito - Proteja nossas Crianças e Adolescentes”, realizada pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.

Fotos: Juerismar



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES