Ações de prevenção e combate ao novo coronavírus pela zona rural

Ações de prevenção e combate ao novo coronavírus pela zona rural

A Prefeitura Municipal de Inhuma e a Secretaria Municipal de Saúde vêm realizando ações de combate e prevenção ao novo coronavírus. Neste final semana as ações foram realizadas na zona rural. Os agentes municipais de endemias fizeram uma higienização nos Postos de Saúde das localidades Baixas, Buriti Comprido, Curral Velho, Alegrete, Roque, Magro e Forte.

SAIBA MAIS SOBRE HIGIENE NOS AMBIENTES DE SAÚDE

À luz do conhecimento atual, considera-se que o novo coronavírus (SARS-CoV-2), à semelhança do observado em relação a outros patógenos respiratórios, pode ser transmitido tanto pelo contato direto - principalmente por meio de gotículas respiratórias - quanto pelo contato indireto - por meio das mãos, objetos ou superfícies contaminadas. O período de incubação é de 2 a 14 dias e o período de transmissibilidade é, em média, 6 dias após o início dos sintomas, porém é sabido que pacientes assintomáticos também atuam como transmissores do vírus.

Ainda que alguns estudos apontem para a viabilidade prolongada em vários dias do novo coronavírus em superfícies como metal, vidro e plástico, foi observado que procedimentos de desinfecção com produtos alcoólicos a 62% - 71%, peróxido de hidrogênio a 0,5% ou hipoclorito de sódio a 0,1% são efetivos na rápida inativação do vírus.

Devido ao grande potencial de transmissão, capacidade de disseminação do novo coronavírus e por não existirem ações específicas de prevenção e de tratamento, a implementação de rigorosas medidas de higiene e desinfecção, bem como proteção ocupacional adequada, são estratégias imprescindíveis para a diminuição da transmissão comunitária e em serviços de saúde, reduzindo o elevado número de casos em curto período de tempo e também a sobrecarga sobre serviços de saúde.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES