CAPS inicia campanha “Setembro Amarelo”

CAPS inicia campanha “Setembro Amarelo”

Reunião | Reprodução

Neste mês de prevenção ao suicídio, o CAPS I de Inhuma, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta quarta feira 06/09/2017, a campanha com informações que podem ajudar no processo de combate ao ato, com informações que esclarecem e desmitificam as causas do suicídio.

Precisamos falar sobre suicídio. Com o objetivo de escancarar este tema, deixado sempre no limbo das conversas, que o mês de setembro foi escolhido pela Associação Internacional de Prevenção do Suicídio para a campanha Setembro Amarelo, que visa alertar sobre a importância de ações de prevenção. O objetivo é dar destaque ao assunto e conscientizar a população, ressaltou a Assistente Social do CAPS Dra. Keila Suanny.

Segundo enfermeiro do CAPS o Dr. João Egídio, explicou que geralmente as pessoas pensam sobre suicídio falam sobre isso. Entretanto, existem alguns sinais que indicam que determinada pessoa tem risco de comportamento suicida tais como: doença psiquiátrica, alcoolismo, transtornos de personalidade, perda recente na família por morte, divórcio, histórico familiar de suicídio, sentimentos de culpa, solidão, pessimismo, isolamento social ou inabilidade para se relacionar e etc.

De acordo com a coordenadora do CAPS a Senhora Maria Vilani de Moura, que falou sobre a importância da rede de atenção que é fundamental para prevenção. "O fato de termos redes de serviço que acolhem e atendem pessoas com estes distúrbios, por si, já tem um efeito preventivo. Outro ponto importante, é que ter esta rede permite o acesso de pessoas que nunca tiveram este tipo de problema, mas podem vir a procurar em momentos de dificuldade", afirmou a mesma.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES