Nesta quarta-feira dia 27/11/2019 na escola municipal Porfírio Mendes de Moura da comunidade rural Baixas do Maranhão, Inhuma-PI foi realizada a culminância do projeto: “Educ@ção, ação que educa”, o mesmo foi criado e coordenado pela professora Maria Luiza Pereira Dionísio Sousa. A princípio o projeto iniciou-se na turma do 3º ano dos Anos Iniciais, mas no desenvolver do projeto o mesmo foi estendido a todas as turmas do Ensino Fundamental, sendo realizadas ações diferentes em cada turma. O foco principal do projeto era a leitura e escrita e a conscientização dos cuidados necessários ao meio ambiente (“nossa casa comum”).
ETAPAS DO PROJETO:
1º Reunião com a comunidade escolar (funcionários, alunos e famílias) para apresentação do projeto;
2º Leitura de livros paradidáticos. (Março a novembro)
3º Pesquisa de campo (Visita ao Centro Cultural, Rancho Melancias do Zé Airton e ateliê de Agnélia Veloso)
4º Oficina de pintura ( com a artista plástica e artesã Agnélia Veloso)
5º Escolha do livro para estudar com a família
6º Socialização do livro estudado por cada família para a turma do 3º ano.
7º Criação do grupo do whatsapp (o grupo foi criado para uso deste meio tecnológico como ferramenta de estudo e de aprimoramento da leitura e escrita e propiciar a pesquisa).
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS POR TURMA
3º Ano: Leitura de livros e reprodução da ilustração dos livros em telas.
- Produção de um livro (Qual é o bicho? Que bicho é?)
4º ANO: Arte com biscuit – apoio: profª Luiza Araújo e artesã Lucilene
5º ANO: Plantio de sementes para a produção de, apoio: profª Carlene Carvalho
6º ANO: Pinturas em panos de pratos, apoio: profª Amanda Moura, Carolina Ferraz e ex-aluna Rayla.
7º ANO: Reciclagem de garrafas PET e produção de bombonieres.
8º ANO: Reciclagem de tecidos – confecção de tapetes, apoio profª Dudu e da artesã Isabel.
9º ANO: Reciclagem de garrafas pet – confecção de fantoches, produção de poesia e Peça Teatral: Poluição: mata e maltrata, apoio de Igor Sousa e Daniela Carvalho.
A culminância do projeto contou com a participação de toda comunidade escolar, familiares e equipe da Secretaria Municipal de Educação do Município. No evento foi apresentado o resultado do projeto, as telas reproduzidas pelos alunos do 3º ano e todo material produzido pelos alunos das demais séries. Houve também a premiação com brindes as duas maiores leitoras da escola no corrente ano, as alunas: Eduarda Freitas e Nayara Santos. A professora fez questão de destacar que teve total apoio e envolvimento de toda equipe escolar desde a diretora Antônia Maria Pereira Dionísio, a coordenadora pedagógica Maura da Cruz Santos, de todas as colegas professoras da escola, monitores do programa: Novo Mais Educação, auxiliares de serviços gerais, vigia e motoristas, bem como total empenho e acompanhamento das famílias a quem ela agradeceu imensamente.
Estiveram presentes no evento o Secretario de Educação Marcos Antônio e técnicas da SMECD do município, a supervisora de ensino da rede estadual Aparecida Barbosa, a chefe do Centro Cultural Joseleide, o ativista Matheus Nunes Gonçalves (interlocutor de um projeto voltado ás questões ambientais no município), pais de alunos e a comunidade. Estima-se que se fizeram presentes no evento um público de aproximadamente 350 pessoas.
O projeto foi uma grande conquista, além de ter sido uma forma lúdica de trabalhar a leitura, escrita, oralidade, interpretação, ferramentas tecnológicas, valores, socialização, respeito, convivência familiar, preservação do meio ambiente, sonhos, amizades, solidariedade, em fim, aproximou a família da escola que entendeu o valor da parceria entre ambos tornando-se co-responsáveis neste processo de aprendizagem dos filhos.
A professora pediu e apelou aos presentes que se tornem preservadores do Meio Ambiente e sejam vigilantes a esta questão assim como também incentivou todo o público a desenvolverem a prática da leitura. A intenção é que este projeto tenha continuidade que toda a comunidade possa desenvolver ações que eduquem no presente e no futuro.
Poesia apresentada no final da peça teatral, de autoria da professora Maria Dionísio.
QUEIMARAM NOSSAS MATAS
Quem tocou fogo?
Não sei, só sei que queimou.
Infelizmente as queimadas também
É um fato triste que
Faz parte do nosso cotidiano.
Acidentes ou premeditados...
O fato é que atearam fogo nas nossas matas.
E os prejuízos foram tantos.
Foram incalculáveis.
Foram devastadores.
Árvores morreram,
Pássaros agonizaram,
E o homem?
Este sofreu. Inalou fumaça, adoeceu
Morreu criatório.
Perdeu cercas, chorou, denunciou, lamentou...
Nossos ipês que embelezavam nossos morros...
Será que ainda vão florir?
É preciso por a mão na consciência,
É preciso ter honestidade,
É preciso se compadecer da dor,
E respeitar a criação de nosso criador.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.