O Centro Cultural Francelino Sousa Araújo realizou um evento Histórico no Município. Trata-se da I Festa da Farinhagem, uma junção de farinhada com moagem. A festa aconteceu nos dias 30 e 31 de julho, na Praça João de Deus Carvalho. O evento foi idealizado por Dr. Moura e pela primeira-dama Nilcimar.
A I Festa da Farinhagem proporcionou por dois dias muita música e cultura. Pois se trata de uma promoção do Departamento de Cultura do Município, com o apoio do prefeito Moacir Gonçalves de Carvalho, o popular Dr. Moura, e da Secretária de Educação professora Nilcimar.
A festa cultural foi aberta com a apresentação da banda canarinhos de Inhuma. Em seguida entrou em cena uma programação recheada de cultura, lazer e entretenimento. Concursos culinários, Grupo Geração Capoeira, Escola Municipal de Dança ?Corpo de Ballet? de Ipiranga do Piauí coordenado pela professora Deusciana Santos, apresentação com a companhia de Dança Corpo e Expressão e shows com Franklym e Joany, Franciele Silva, Luis Castro e Jaison, e Sthefany.
A programação da sexta-feira teve inicio bem cedo. Logo pela manhã, na Escola Municipal ?Arlindo Cipriano Leal? e Unidade Escolar ?João de Deus Carvalho? foi realizado oficinas do Grupo Coisa de Nego: com danças estéticas, percussão e confecção de boinas africanas. À noite, apresentação do coral ?Vozes de Inhuma?, peça teatral ?O casamento do Curió apresentado pela Companhia de Teatro Cultura Viva e direção de Jesualdo Alves, desfile com a escolha da Garota e do Garoto da Farinhagem e shows com o Coisa de Nego, Sururu de Capote e Banda e os Brothers do Piauí?.
O prefeito Moura e o vice Elbert agradeceram a todos os visitantes, e estiveram presentes em todos os momentos. Moura destacou a importância do evento, acentuando que o mesmo é um presente para o município. Já Elbert disse que a festa estava muito bonita, agradeceu a participação popular, a todos aqueles que vieram prestigiar o evento.
O gestor disse que a Festa da Farinhagem tem como objetivo divulgar a arte inhumense, dando oportunidade a todos que possuem talentos. ?O evento tem o objetivo de divulgar nossos produtos regionais e nossos artistas. Essa festa ficará marcada no calendário de Inhuma, e todos os anos iremos aperfeiçoar mais ainda. Uma das nossas preocupações ao organizar o evento foi a valorização dos artistas da terra, pois queremos divulgar nossos talentos? disse.
A Chefe do Departamento de Cultura agradeceu a Deus e disse que o evento superou as expectativas. ?A participação está boa, temos as oficinas do Grupo Coisa de Nêgo com dança e estética, percussão e confecção de boinas, e temos também os shows com os artistas da terra? disse Dina Costa.
Milhares de pessoas participaram da Festa da Farinhagem, a Praça João de Deus ficou pequena, principalmente no primeiro dia do evento. O evento também serviu como uma fonte de renda no município. Algumas barracas foram montadas no local, tanto de alimentos, quanto de aperitivos.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.