Está pronto o projeto da Universidade do Vale do Canindé

Está pronto o projeto da Universidade do Vale do Canindé

Dep. Assis Carvalho | Reprodução Web

O projeto para implantação da Universidade Federal do Vale do Canindé está pronto e será apresentado para aprovação do Conselho Superior da UFPI, dia 19 de fevereiro. A boa notícia foi dada pelo reitor Arimatéia Dantas Lopes ao deputado federal Assis Carvalho (PT/PI), que se reuniu com o reitor para tratar da demanda que vem propondo desde 2009.

"A região de Oeiras precisa ter acesso a cursos voltados para as potencialidades regionais de modo a promover o desenvolvimento do estado", disse o parlamentar. A proposta é que o centro de ensino superior atenda a 17 municípios da região e seja sediado em Oeiras.

Em 2011, o deputado Assis conseguiu incluir recursos no Plano Plurianual para expansão da UFPI. Em maio de 2012, durante reunião com a bancada federal do PT em Brasília, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, garantiu a continuidade do processo de estudo do projeto através de análise de equipes do Ministério da Educação (MEC).

Desde 2009, o deputado Assis desenvolve ações visando a implantação da Universidade em Oeiras para atender a região do Vale do Canindé com sete cursos, sendo cinco bacharelados e duas licenciaturas. A doação do terreno para construção da sede foi conseguida há três anos, quando o então reitor Luiz Junior assinou protocolo de intenções.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES