Governador Wilson Martins embarca estudantes que farão intercâmbio nos EUA, Nova Zelândia e Canadá
O governador Wilson Martins e o secretário de educação Átila Lira embarcaram na manhã de domingo dez estudantes do ensino médio das Escolas públicas estaduais do Piauí que farão intercâmbio para aprender inglês em escolas dos Estados Unidos, Nova Zelândia e Canadá. Os jovens foram selecionados pelo Intercâmbio Estadual Aprender é uma Viagem.
Ele disse que ao todo são 120 alunos que participarão do intercâmbio para língua inglesa e para língua espanhola. Os estudantes que estudarão espanhol viajarão para Espanha, Argentina e Chile.
De acordo com Ivanilde Castro, neste primeiro momento embarcam 10 dos 120 jovens selecionados, sendo que cinco deles são da cidade de Capitão de Campos, três de Itainópolis e os demais de Teresina e Piripiri. Vale ressaltar ainda, que cinco estudantes de Inhuma foram selecionados para para participarem deste intercâbio.
Segundo a coordenadora do Intercâmbio, os estudantes não terão o ano letivo prejudicado no Piauí. ?O histórico escolar do período em que eles passaram fora do Brasil será validado pelo Consulado e depois eles continuam as aulas, já no Piauí, normalmente?, esclarece.
Ivanilde revela que os próximos embarques acontecem nos dias 29 e 30 de janeiro. Na ocasião, 60 estudantes da rede pública estadual de ensino seguem para o Canadá. O grupo que irá para o Chile e Argentina embarca somente no fim do mês de fevereiro.
Quanto aos outros alunos que participaram do projeto Aprender é uma Viagem e que não foram selecionados para os destinos internacionais, o Governo do Estado irá custear um período de imersão. ?De 22 a 30 de março, estes alunos serão hospedados em Luís Correia, no litoral do Piauí, onde só poderão falar a língua estrangeira que escolheram no começo no projeto. Esta é uma forma deles também vivenciarem um momento de aprendizado na prática?, disse.
O projeto Aprender é uma Viagem é uma iniciativa do Governo do Estado do Piauí, através da Seduc. Os 120 estudantes da rede pública, selecionados no Programa, irão estudar um semestre letivo nas melhores instituições de ensino do Canadá, Estados Unidos, Nova Zelândia, Argentina, Chile e Espanha.
As mães dos estudantes, do grupo de dez, nove são mulheres choraram muito na despedida durante o embarque no aeroporto de Teresina.
Com informações do portal meionorte.com
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.