A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desportos e o Centro Cultural Francelino de Souza Araújo realizou com o Apoio da Prefeitura Municipal de Inhuma a II Conferência municipal de Cultura, com o Tema: Desafios do Sistema Nacional de Cultura. A Conferência aconteceu nessa quarta-feira dia 24/7/2013 na Secretaria de Educação.
Essa II Conferência Municipal de Cultura visa buscar melhorias para o setor cultural, tendo em vista também traças metas para o Plano Municipal de Cultura que terá validade de 10 anos. Foi de suma importância a participação da Sociedade e dos gestores na elaboração e construção das preposições.
A segunda Conferência Municipal da educação contou com representantes da Sociedade Civil e da área governamental; Representantes de Grupos religiosos, professores, Diretores de Escolas, Coordenadores, Conselheiros e Gestores Municipais. A mesma teve como palestrante o Senhor Francisco Pellé da FUNDAC, que fez apresentação dos eixos e sub-eixos, Grupo de trabalho e a Escolha de Membros.
Na parte da tarde foram apresentadas as propostas para a votação da plenária e a escolha dos Delegados que irão representar o Município de Inhuma na III Conferência estadual de Cultura, que será realizada nos dias 05 e 06 de setembro de 2013.
No debate foi discutido bastante a questão de preservação dos costumes e tradições culturais do nosso município, como destaque a farinhagem e a moagem. Nas apresentações das propostas pelos grupos, sugeriram que se fosse criado em nosso município um Parque arqueológico, e que fosse criado um Calendário Oficial com os tradicionais eventos culturais do município.
Foram escolhidos pela plenária os seguintes Delegados: Representado a Sociedade Civil; Titular: Regina Célia Macêdo Morais e Suplente Rogério Martins da Silva Leal; Titular: Maria Vilani de Moura Sousa e Suplente Kleiton Mota. Representando a área Governamental; Titular: Dina Elma de Jesus da Costa e Suplente Francisco Ferreira Chaves Neto.
O Prefeito Dr. Moacir Gonçalves de Carvalho, a Secretária Municipal de Educação Maria Nilcimar Correia Cavalcante e a Chefe do Departamento de Cultura Dina Elma agradeceram aos representantes de demais segmentos pela efetiva participação. Falaram que aquele é um momento de extrema importância, pois ali serão traçadas as metas que irão direcionar o desenvolvimento cultural de Inhuma.
Fotos: Juerismar
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.