O Município de Inhuma celebrou neste dia 18 de Maio o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que tem como objetivo mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes, A data foi instituída pela Lei 9.970/2000.
Desde então, entidades ligadas à defesa dos direitos das crianças e adolescentes promovem atividades em todo o país para conscientizar a sociedade e as autoridades sobre a gravidade da violência sexual. Por isso, o município sempre realiza esta mobilização com o objetivo de chamar a atenção da população para denunciar essas situações que, infelizmente, também ocorrem em nossa cidade.
Está mobilização é realizada pela Secretaria de Trabalho e Ação Comunitária, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, juntamente com o Conselho Tutelar e o Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente. Contando com o apoio da Prefeitura Municipal de Inhuma, Secretaria Municipal de Educação, Delegacia de Polícia, Ministério Público e Escolas Municipais, Estaduais e Particulares.
A caminhada do 18 de Maio partiu da Praça Monsenhor Lopes até o Ginásio Poliesportivo José Generosa. As crianças ao chegarem ao Ginásio participaram de um lanche, assistiram a uma peça teatral que tem como objetivo alertar as crianças para os cuidados com pessoas estranhas na tentativa e também nos casos de abuso sexual, e no final do evento de um sorteio de brindes.
A Secretária de Trabalho e Ação Comunitária Doutora Maxshuellma Rufino Borges falou da importância da campanha. “A Campanha tem como símbolo uma flor, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança. Essa data representa uma conquista na luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes em todo país e, ao mesmo tempo, representa um momento de sensibilização de toda a sociedade frente a um problema muito sério. A cada ano é registrado uma adesão maior dos municípios brasileiros nesta mobilização. O nosso município, não pode ficar de fora desse movimento nacional. Dessa forma, queremos ressaltar a responsabilidade do poder público e de toda a sociedade na garantia da atenção às crianças, adolescentes e dizer que nós, que fazemos a Assistência Social desse Município, por meio da atuação em rede, trabalhamos a cada dia para o fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos preconizado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Assim, queremos registrar nosso repúdio a todo tipo de abuso e violação de direitos contra crianças e adolescentes e convidar a todos os segmentos da sociedade, aqui muito bem representados: pelas famílias, escola, sociedade civil, governo, poder judiciário, ministério público, instituições de atendimento, igrejas, meios de comunicação para fazer bonito; como diz a campanha, para juntos assumirmos esse compromisso, reforçar nossa luta e colaborar para que nossas crianças possam ter uma infância feliz, sem medo, sem traumas, uma adolescência menos conflituosa e que possam, no futuro, tornarem-se adultos convictos e aptos a terem uma vida digna: homens e mulheres cidadãos do bem, e assim nós teremos uma sociedade com menos conflitos, mais harmonia e paz social”. Frisou Maxshuellma
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.