Aconteceu nesta segunda-feira dia 08 de março no Centro Pastoral Lar de Íris uma homenagem especial às mulheres do município de Inhuma. O evento foi uma promoção da Prefeitura Municipal de Inhuma, em parceria com as Secretarias Municipais de: Saúde, Ação Social e Educação.
O evento começou por volta das 8:00h da manhã com uma palestra sobre o câncer de mama. A palestrante foi a Dra. Saara Jane, da cidade de Picos, a mesma falou sobre as medidas de prevenção e quanto as formas de tratamento. Ela ressaltou que os exames serão feitos pelo (SUS) e que todas as mulheres devem fazer, pois não há limitações, basta que as mesmas procurem o funcionário responsável na Secretaria de Saúde para o agendamento dos exames.
Dra. Saara explicou muito bem sobre a forma de tratamento. ?O tratamento deve ser feito através de cirurgia e o tumor benigno não precisa ser retirado, pois não tem como o mesmo mudar para maligno, ele continua sendo benigno até o fim da vida. As mulheres devem tirar suas dúvidas com um especialista e não com a vizinhança? Frisou a mesma.
Estima-se que o câncer de mama se manterá como a causa de morte por câncer no Brasil. Com essa preocupação a Prefeitura Municipal, a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Educação realizaram exames de câncer-de-útero, citologia e glicemia capilar. Centenas de Mulheres receberam o beneficio, os mesmos foram feitos no Centro Pastoral Lar de Íris, elas contaram com um atendimento especial dos profissionais da Saúde.
A Secretária de Educação Maria Nilcimar Correia Cavalcante chegou bem cedo e deram as boas vindas entregando uma flor às homenageadas. Vale ressaltar que os exames foram direcionados as pessoas de baixa renda do município. O prefeito, a Secretária de Educação, a Secretária de Serviço Social e o Secretário de Saúde falaram da importância da palestra; falou que elas estarão recebendo as informações necessárias para a prevenção da doença, e terão a oportunidade de tirar suas dúvidas. Na oportunidade foi servido um café da manhã e as Donas se sentiram bem à vontade.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.