A Presidente da (APPD) Associação Piauiense das Primeiras Damas Maria Nilcimar Correia Cavalcante, tem trazido para o município diversos cursos profissionalizantes. Nesta semana ela ofereceu mais um curso gratuito para os inhumenses, que foi o Curso técnico de Poda Árvores.
O curso de podagem tem o objetivo de capacitar novos profissionais, proporcionando uma fonte de renda para eles e melhor a estética da nossa cidade. O curso de Poda foi Ministrado por um Instrutor do SENAR Antônio Wilson Moreira, Técnico Agopecuário. Também contou com a participação do Engenheiro Agrônomo Alex.
As aulas teóricas aconteceram no Auditório da Secretaria Municipal de Educação, e as aulas práticas com trabalhos de Campo. Nessa sexta-feira pela manhã os alunos participaram de aulas práticas na Praça Monsenhor Lopes, e na parte da tarde participaram de aulas práticas em uma propriedade na Localidade Bangues, local onde aconteceu o encerramento do curso, com a presença da Secretária de Educação Maria Nilcimar.
Na oportunidade ela falou que ficou muito feliz com a participação de todos. Falou que já trouxe muitos cursos profissionalizantes para Inhuma, e que até o final dessa gestão pretende trazer ainda mais. Pediu que os concludentes procurassem colocar em prática tudo que aprenderam no decorrer das aulas.
Em seguida a Secretária Maria Nilcimar ofereceu um lanche para os participantes.
PODA DE ÁRVORES
A poda é a arte e a técnica de orientar e educar as plantas, de modo compatível com o fim que se tem em vista. Embora seja praticada para dirigir a árvore, segundo o capricho do homem, a utilização da poda, em fruticultura, tem por objetivo regularizar a produção e melhorar a qualidade dos frutos. Embora possa ter apenas função estética, no embelezamento de gramados, cercas vivas, caramanchões, arvoretas e outros elementos da arquitetura paisagista.
É o conjunto de cortes executados numa árvore, com o objetivo de regularizar a produção, aumentar e melhorar os frutos, mantendo o completo equilíbrio entre a frutificação e a vegetação normal.
É a técnica e a arte de modificar o crescimento natural das plantas frutíferas, com o objetivo de estabelecer o equilíbrio entre a vegetação e a frutificação.
É a remoção metódica das partes de uma planta, com o objetivo de melhorá-la em algum aspecto de interesse do fruticultor.
A poda por si só, no entanto, não resolve outros problemas ligados a produtividade.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.