Como dito em matéria anterior, retornamos ao CAPS I para acompanhar o desenvolvimento da Horta terapêutica, implantada mês passado, e tivemos boas notícias ao constatar as primeiras colheitas feitas pelos pacientes intensivos, com o auxílio da equipe técnica de profissionais.
A horta dispõe de variadas espécies de vegetais, dentre eles hortaliças como coentro, salsa, pimentão, tomate, abóboras, etc.
As atividades são sempre supervisionadas pelos profissionais, e tem como objetivo auxiliar no tratamento e reabilitação dos usuários do sistema. O mesmo visa propiciar aos pacientes daquela unidade de saúde uma atividade auxiliar em seu tratamento e uma fonte de alimentação de qualidade para estes, em sua maioria carentes, e suas famílias.
A produção é feita com uso mínimo de produtos químicos, sendo a adubação quase toda orgânica, sempre preocupando com a saúde dos pacientes. Durante as atividades os pacientes e os participantes do projeto dialogam, falando aqueles de seus problemas e angústias, em um ambiente favorável a um momento de tranquilidade e relaxamento.
Para o psicopedagogo da instituicao, alguns pontos sao mais relevantes no projeto, dentre eles, o planejamento que é feito pelos usuários ,a autonomia que eles desenvolvem, e isso representa algo maior para a família e sociedade porque eles aprendem aqui e podem levar pra casa os aprendizados da colheita, orientação pro consumo, higienização , trabalho em equipe e a responsabilidade com o meio ambiente, acrescenta Adaljerry Ferreira.
EQUIPE CAPS
ADALJERRY FERREIRA DE SOUSA _ PEDAGOGO
ANA RAQUEL SOARES LOPES_ PSICOLOGA
JOAO EGIDIO GONCALVES_ENFERMEIRO
HELENA MARIA DE CARVALHO_EDUCADORA FISICA
KEYLA SUANNY G. DOS SANTOS _ ASSISTENTE SOCIAL
MARIA VILANI DE MOURA SOUSA_ COORDENAÇÃO
VICENTE DE PAULO_PSIQUIATRA
FABRICIO SOARES_AUXILIAR ADMINISTRATIVO
LUCAS LEAL_ SERVIÇO GERAL
MARIA LEDA_SERVIÇO GERAL
EMANOEL ALMONDES_VIGIA
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.