Ufpi está entre as cinco campeãs no exame da OAB

Ufpi está entre as cinco campeãs no exame da OAB

Das 20 faculdades ?campeãs? de aprovação no último exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), 19 são públicas, em termos proporcionais. Fazendo a análise da relação entre o número de alunos que estudam Direito e os que foram classificados, as instituições estaduais, federais e municipais ficam à frente na aprovação dos bacharéis.

A Universidade Federal do Piauí (Ufpi) ficou entre as cinco universidades públicas campeãs do exame da OAB.

As campeãs públicas são a Unb (Universidade de Brasília), UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora), UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), USP (Universidade de São Paulo) e UFPI (Universidade Federal do Piauí) que formaram 424 advogados.

?A Universidade Federal do Piauí está na frente das do Nordeste, do Norte e do Sul do país, ficamos colados na USP?, declarou o reitor da Universidade Federal do Piauí.

Ele disse que na primeira fase do exame da OAB foram inscritos 44 estudantes da Ufpi, sendo que 41 compareceram e foram aprovados 33, correspondendo a 80, 49%. Na segunda fase do exame, compareceram 30 estudantes da Ufpi, foram aprovados 25, 60,98%. A Unb é a que teve o melhor desempenho. Dos 43 alunos formados pela universidade que fizeram o exame, 29 vão receber a carteira da Ordem.

Apenas a Faculdade Alvorada de Tecnologia e Educação de Maringá, que é privada, obteve 100% de aprovação. Só um bacharel da instituição se inscreveu, e foi aprovado no exame.

Das faculdades que obtiveram aprovação 50% ou mais na prova da OAB, só três são particulares. Ismec (Instituto Sudeste Mineiro de Educação e Cultura); Faefd (Faculdade Alvorada de Educação Física e Desporto); e Faculdade Alvorada de Tecnologia e Educação de Maringá.

Em números absolutos, a conta se inverte: as cinco primeiras colocadas são particulares. Universidade Estácio de Sá, a ?campeã? no exame da OAB, teve 2.916 bacharéis inscritos e 390 aprovados.

Fonte: Jornal Meio Norte



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES