A Escola Municipal Liberato Vieira na localidade Brejo da Fortaleza realizou na sexta-feira (16/10) o Curso de Aproveitamento do Pedúnculo do Caju com ênfase na Cajuína e seus derivados, voltada para sua proposta de ensino contextualizado com o Semiárido e ainda fazendo parte do Projeto de Valorização das Potencialidades Local desenvolvido pela Liberato Vieira no mês passado que foi culminado no dia 06 desse mês. A iniciativa partiu do Prof.Dr. Elmo Lima que entrou em contato com a EMATER de Teresina que prontamente atendeu o pedido.
O curso foi facilitado por Maria de Lourdes Cortez Sousa Extensionista Social da EMATER Valença, participaram 25 pessoas entre mães e pessoas da comunidade do Brejo da Fortaleza.
No primeiro dia de curso além da parte teórica foram feito alguns produtos do caju como Cajuína, doce de corte, doce em pasta, e óleo do caju. No 2° dia de Curso foram feitos 22 pratos derivados do caju como: coxinha, mouse, bife, almôndegas, caju seco, creme de caju doce e salgado, sorvete, empadão, rocambole doce e salgado, patês, o encerramento foi feita uma exposição com direito a degustação de todos os produtos produzidos durante o curso.
A Secretária Municipal de Educação Lecy Ramos ficou surpresa com o resultado do curso e ficou muito emocionado com desempenho das mulheres que participaram, pois ela é nascida na Localidade Brejo da Fortaleza e tem visto o bom desempenho de todos em torno da escola.
Reginalda Alves Diretora da Escola Liberato Vieira também é outra que ficou muito satisfeita com o resultado apresentado e acha que agora em diante a Localidade Brejo da Fortaleza será outra, pois a potencialidade local é muito grande e precisava de um incentivo e isso a escola em parceria com seus alunos e pais tem se empenhado em mudar a realidade local.
O Prefeito Dr. Zé Maria já viabilizou um local para que o grupo de mulheres possa desenvolver suas atividades no Brejo da Fortaleza.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.