Dr.Zé Maria Visitou a Escola Municipal Princesa Isabel

Dr.Zé Maria Visitou a Escola Municipal Princesa Isabel

Dr. Zé Maria falando aos contemplados com Pedala Piauí | SEMCOM Ipiranga Izaias Pontes

No dia em que se comemora o Dia da Consciência Negra em todo o Brasil o Prefeito de Ipiranga Dr. Zé Maria visitou a Escola Municipal Princesa Isabel que fica localizada na Localidade Tapera do Machado,essa Escola é coincidentemente essa é a única Escola Quilombola do nosso município ,lá ele entregou mais 06 bicicletas do Programa Pedala Piauí do Governo Estadual, e o Kit Tecnológico(Laptops e Uma Impressora Multitask) para a sala Multifuncional.

Ele foi recebido por alunos que realizaram algumas apresentações(Roda da Sábia,Paródia da Música Educação do Campo de Pepe Moreno).

A Professora Antônia Maria da Silva deu as boas vindas à todos e agradeceu a visita do Dr.Zé Maria ,da Secretária Municipal de Educação Lecy Ramos,do Secretário Municipal de Obras Zé de Joel e da Professora Francimar de Sousa.

A Professora Francimar de Sousa falou da emoção em voltar a Escola Princesa Isabel ,pois foi nessa Escola que ela começou no ano de 1986 na oportunidade pelo então Jovem prefeito Dr.Zé Maria e disse que o bem estar daquela escola é o seu bem estar.

A secretária Lecy Ramos parabenizou os alunos pelas apresentações e disse que é assim que gosta de fazer educação,com participação e movimentos.

O Prefeito Dr. Zé Maria pediu o empenho de todos para desenvolverem uma educação de qualidade e disse que ali estão o futuro da cidade de Ipiranga, se todos se dedicassem a levar a educação a sério.

Dia da Consciência Negra

Consciência Negra, em homenagem à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.

O quilombo era uma localidade situada na Serra da Barriga, onde escravos se refugiavam. Com o passar dos anos, chegou a atingir uma população de vinte mil habitantes, em razão do aumento das fugas dos escravos.

Os escravos serviam para fazer os trabalhos pesados que o homem branco não realizavam, eles não tinham condições dignas de vida, eram maltratados, apanhavam, ficavam amarrados dia e noite em troncos, eram castigados, ficavam sem água e sem comida, suas casas eram as senzalas, onde dormiam no chão de terra batida.

Muitas pessoas eram contra essa forma de tratar os negros e várias tentativas aconteceram ao longo da história para defender seus direitos. Em 1871 a Lei do Ventre Livre libertou os filhos de escravos que ainda iriam nascer; em 1885 a Lei dos Sexagenários deu direito à liberdade aos escravos com mais de sessenta anos.

Mas Princesa Isabel foi a responsável pela libertação dos escravos, quando assinou a Lei Áurea, em 13 de maio de 1888, dando-os direito de ir embora das fazendas em que trabalhavam ou de continuar morando com seus patrões, como empregados e não mais como escravos.

O dia da consciência negra é uma forma de lembrar o sofrimento dos negros ao longo da história, desde a época da colonização do Brasil, tentando garantir seus direitos sociais.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES