Há 24 anos na sexta-feira Santa na localidade Brejo da Fortaleza acontece a procissão com encenação do martírio de Jesus Cristo.
Numa iniciativa da Senhora Delzuíta Pinheiro Ramos, junto com Antônio Carlos Neto,Alzira Veloso Carvalho, Mêrce da Silva Ramos e Maria da Conceição Veloso, começaram esse evento tradicional no Brejo da Fortaleza.
D. Delzuíta como toda boa religiosa tirava a Semana Santa para refletir sobre a morte e ressureição de Jesus Cristo, eles se reuniam na pequena capela que existe no Brejo da Fortaleza e quando liam sobre o martírio de Jesus, pensou que poderiam fazer bem mais que simplesmente ler sobre essa tão importante parte da história mundial.
Então com o apoio da comunidade, eles decidiram encenar essa passagem da bíblia sagrada, eles caminhavam alguns metros e depois retornavam para a pequena capela, não havia carro de som e eles usavam somente as vozes para expressar sua fé, cantando músicas e rezando.
D.Delzuíta conta que certa vez o Dep. Fernando Monteiro acompanhado de sua mãe D.Laura estavam participando da procissão e viram a necessidade deum carro de som acessório tão importante para acompanhar a procissão e foi a partir daí que toda semana santa o Dep.Fernando Monteiro cede o carro de som para realização do evento.
O trajeto que tem em torno de seis quilômetros e é percorrido a pé pela comunidade que acompanha atentamente a encenação ,ela contam desde o início com a ajudas das irmãs Cleudilene e Cleudiana Pereira dos Santos que sempre estão na direção da procissão ao todo participam 20 pessoas todas pertencentes a comunidade do Brejo da Fortaleza.
O Vice-Prefeito Elvis Ramos todos os anos participa e ajuda a comunidade na realização da procissão este ano não pôde participar da caminhada por recomendações médicas (Problema Muscular).Depois de percorrer grande parte da Localidade do Brejo da Fortaleza a procissão retorna para a pequena capela onde Jesus é sepultado e ressuscita.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.