A II Semana do Bebê em Ipiranga do Piauí chegou ao seu final na sexta-feira (27/11) numa reunião de apresentação de todas as atividades desenvolvidas pelas Secretarias Municipais, a Semana do Bebê virou lei ainda no ano de 2014, e esse ano a abertura ficou por conta da Secretaria Municipal de Cultura e do Núcleo de Participação e Desenvolvimento dos Adolescentes (NUCA).
A abertura foi no Auditório Cida Beija e contou com a presença do Prefeito Dr. Zé Maria, as Secretárias Municipais de Assistência Social Maria Bernadete Lopes Rêgo, Educação Lecy Pinheiro Ramos Carvalho, de Saúde Dra. Maria Valdete Lima, o Secretário Municipal de Cultura Derisvaldo Xavier, O Presidente do CMDCA Valdemar Marinho.
Aconteceram apresentações Culturais e Palestra Sobre o Parto Humanizado em Ipiranga do Piauí, “Um Direito Adquirido”. Facilitado pela Dra. Maria Valdete.
No segundo dia foi o dia da Secretaria Municipal de Assistência Social, utilizou o espaço do Centro Convivência do Idoso (CCI), e reuniu as mães e crianças atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV) e CRAS e Conselho Municipal da Criança e Adolescentes (CMDCA).
Aconteceu uma Roda de Conversa Sobre Pais e filhos: ética e moral na formação dos filhos.
Na quarta-feira (25/11) foi a vez da Secretaria Municipal de Saúde que organizou as atividades da II Semana do Bebê, com duas palestras pela parte da manhã (“Saúde bucal na primeira infância” / “Acidentes domésticos”) na parte da tarde seguiu a sequência de palestras (“Possíveis sinais de trabalho de parto” / Atividade Postural para gestantes / Aplicação de flúor ).
Na quinta-feira (26/11) a Secretaria Municipal de Educação organizou as atividades que começaram com uma caminhada dos Pais e alunos da Pré-escola Maricas Lopes, logo após a caminhada foi realizada atividades no pátio da escola, o Palhaço “Patatu” realizou sua apresentação com as participações da Professora Francimar Sousa, e Ismael Gonçalves, a Nutricionista Luciana Rocha realizou uma peça com “Fantoches” que falaram sobre a importância de comer frutas e legumes, a Secretária Lecy Ramos participou com uma equipe pra lá de especial que contou com a participação da Vereadora Maria Dolores e de Liltânia Pontes amiga da escola que ajudou nas músicas e danças ensaiadas com as crianças. Ainda na sua fala o Prefeito Dr. Zé Maria falou do recebimento dos Selos da ONU pelos Projetos desenvolvidos no Município de Ipiranga na sua gestão: Projeto Estudantes em Ação (Preps), Projeto Vida e Lixo Empreendedor.
O que é a Semana do Bebê
A primeira infância é caracterizada como o período que vai desde o nascimento até os 6 anos de vida. Porém, o Comitê dos Direitos da Criança recomenda que a idade relativa a essa fase da vida seja estendida até os 8 anos, como forma de incluir todas as crianças em transição para a escola.
É na primeira infância que o ser humano desenvolve suas capacidades cognitivas, motoras, socioafetivas e de linguagem. Ao investirem em políticas públicas para essa faixa etária, os municípios contribuem para que meninos e meninas tenham garantido o direito à saúde, à segurança e ao aconchego familiar.
Portanto, a Semana do Bebê representa um momento importante para que os municípios possam discutir temas relacionados à primeira infância e, desse modo, fortalecer o Sistema de Garantia dos Direitos, além de assegurar às crianças e aos adolescentes o direito a uma vida saudável.
Com o evento, municípios têm a oportunidade de trabalhar em rede e criar um novo olhar em relação ao recém-nascido. A principal mensagem da Semana é destacar a importância dos cuidados com bebê desde a gestação, favorecendo uma ligação segura entre mãe e filho.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.