A Programação do Novembro Azul começou em Ipiranga do Piauí, A Equipe 03 do PSF da Secretaria Municipal de Saúde realizou no dia de hoje (19/11) a sua reunião com moradores do Bairro Santa Catarina e da Localidade Serra, a Palestra facilitada pelo Dr. Mario Luz foi muito ampla, falou o que é o Câncer de Próstata, dos sintomas, dos tratamentos e trouxe muitos esclarecimentos a os presentes e com ativa participação dos homens dessas duas comunidades, o tom da “conversa” foi descontraída para um assunto que ainda é tabu para muitos homens, o Câncer de Próstata que atinge muitos homens na faixa etária dos 65 anos, mas quanto mais cedo tratar à doença a possibilidade de cura é de 90%. Por isso deve-se começar os exames a partir de 40 anos de idade.
A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual.
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. Sua taxa de incidência é cerca de seis vezes maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.
Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.
Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A grande maioria, porém, cresce de forma tão lenta (leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³ ) que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem.
O movimento surgiu na Austrália, em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado a 17 de novembro.
No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque, e obteve ampla divulgação. Em 2014, o Instituto realizou 2.200 ações em todo o Brasil, com a iluminação de pontos turísticos (como Cristo Redentor, Congresso Nacional, Teatro Amazonas, Monumento às Bandeiras), adesão de celebridades (Zico, Emerson Fittipaldi, Rubens Barrichello), ativações em estádios de futebol, corridas de rua e autódromos, além de palestras informativas, intervenções em eventos populares e pedágios nas estradas. A Equipe 03 é formada pelos seguintes Profissionais: Dr. Mário Luz Clinico Geral, Dra. Júlia Dantas Enfermeira, Dr. Casemiro Martins Dentista, as Agentes de Saúde, Onete Lopes, Maria Antônia, Danúbia Nascimento, Luzimar Santos, Joaquina Barbosa, os Técnicos em Enfermagem Francisca Leal e Domingos Neves.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.