Falece Dom Joaquim Rufino do Rêgo

Falece Dom Joaquim Rufino do Rêgo

Dom Rufino, O Bispo do Coração. | Arquivo Pessoal da Família

A Igreja do Piauí lamenta profundamente o falecimento de um dos seus grandes colaboradores. O Colégio Episcopal se veste de luto como sinal de saudade do irmão Dom Joaquim Rufino do Rêgo.

No início desta tarde, quis o Senhor chamar para junto de sí esse admirável sacerdote que consumiu sua vida servindo à Igreja de Cristo, passando pelo Ceará na Diocese de Quixadá até chegar a Diocese de Parnaíba onde ficou até tornar-se emérito.

Filho de José Gomes do Rêgo e Tereza Maria de Jesus, fez os estudos seminarísticos em Teresina, Olinda e Roma, especializando-se em Teologia Dogmática.

Ordenado Sacerdote em 1952, passou por Oeiras, Simplício Mendes e Picos até a sua nomeação como Bispo pelo Papa Paulo VI.

Em 2001, após quinze anos governando a Diocese de Parnaíba, o Santo Padre aceitou o seu pedido de renúncia e nomeou como seu sucessor o Dom Alfredo Schäffler, austríaco, incardinado no Brasil e ordenado sacerdote aqui na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição em Ipiranga. Em Parnaíba, Dom Rufino é conhecido por todos como "o bispo do coração", levando em conta a sua figura de pastor e pai que ultrapassava as leis da teoria e se tornava prática no cotidiano. Em outras palavras, mesmo tendo deixado o governo da Diocese de Parnaíba ele continuava a ser junto com Dom Alfredo o Bispo do Coração das ovelhas.

A luz já não brilha mais, mas ficará a lembrança do seu sorriso, os ensinamentos do seu testemunho e a certeza do reencontro. Afinal, a vida do justo está nas mãos de Deus.

Aos 87 anos de vida, ele agora tornou-se eterno!

Dom Alfredo e Dom Rufino na época dos estudos.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES