O Vice-Prefeito Gilvá Ramos acompanhou a visita do Fiscal da FUNASA Engenheiro Hélio Barroso, a lagoa de decantação que está em fase de conclusão na Cidade de Ipiranga.
Hélio Barroso em conversa com o Vice-Prefeito Gilvá Ramos explicou o motivo da visita a Cidade de Ipiranga do Piauí, verificar se as etapas do convênio firmado entre a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) e a Prefeitura Municipal de Ipiranga estão sendo executados conforme o contrato firmado entre ambas as partes.
Ele ficou satisfeito com o ritmo que a obra está sendo executada, nessa primeira etapa a construção da lagoa de decantação é o primeiro passo para construção do sistema de esgoto que será construído na Cidade de Ipiranga.
As lagoas de decantação também conhecidas como lagoas de estabilização são locais para tratamento de afluentes, por processos químicos e biológicos, com o objetivo de reter a matéria orgânica e gerar água com qualidade para retornar ao meio ambiente. São lagoas constituídas de forma simples onde os esgotos entram em uma extremidade e saem na oposta. A matéria orgânica em forma de suspensão fica no fundo da lagoa, formando um lodo que vai aos poucos sendo estabilizado. O processo se baseia nos princípios da respiração e da fotossíntese: as algas existentes no esgoto na presença de luz, produzem oxigênio que é liberado através da fotossíntese. Esse oxigênio dissolvido é utilizado pelas bactérias aeróbicas (respiração) para se alimentarem da matéria orgânica em suspensão e dissolvida presente no esgoto. O resultado é a produção de sais minerais (alimento das algas) e de gás carbônico.
O Engenheiro Hélio Barroso informou que virá outras vezes verificar se as etapas de construção estão dentro do planejamento e do cronograma estipulado da obra.
O Engenheiro Junior Macêdo da prefeitura é o fiscal da obra explicou que nessa 1° fase da obra a mão de obra é baixa pois se usa mais máquinas para executar os serviços, mas brevemente quando começar a etapa dentro da cidade vai ser necessário a contratação de mão de obra e que essa mão de obra será totalmente de Ipiranguenses.
A construção do sistema de esgoto da Cidade de Ipiranga do Piauí é um sonho antigo do Prefeito Dr. Zé Maria, afirmou o Engenheiro Hélio Barroso que conhece o gestor municipal de outras administrações e pôde testemunhar as várias tentativas para a realização dessa obra junto aos órgãos federais competentes. Ele também afirmou que desde que o ex-presidente da FUNASA Henrique Pires assumiu os investimentos na área do saneamento básico no Piauí cresceram de uma forma nunca vista antes, e que nunca um presidente de um órgão como a FUNASA tinha olhado com tanto carinho como fez o Engenheiro Henrique Pires.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.