Na manhã de ontem (21/11) A equipe da DV Produtora esteve no Povoado São José dos Cocos, para produzir o vídeo de apresentação do Grupo de Mulheres Empreendedoras para Secretaria Estadual de Assistência Social e Cidadania (SASC),que vai concorrer com mais 08 municípios no II Prêmio de Boas Práticas do Programa Bolsa Família(PBF), no âmbito da articulação de programas complementares(Qualificação Profissional e Geração de Emprego e Renda) que irá acontecer no dia 13 de dezembro no Diferencial Buffet em Teresina.
O Município de Ipiranga representado pelo Grupo de Mulheres dos Cocos é um forte concorrente ao 1° lugar.
Esse grupo foi criado no ano de 2009 onde 25 pessoas participaram da 1ª capacitação e treinamento com a EMATER-PI.
A então Assistente Social Conceição Cortez Trouxe a ideia de se fazer a alguma atividade para mudar a realidade desse grupo de pessoas e trouxe em parceria com a EMATER essa capacitação.
O grupo foi reduzido para 05 pessoas que iniciaram com equipamentos emprestados pela Monitora Maria Lourdes Silva Cortez que acreditou nesse grupo e apoiou em todo o tempo o crescimento do mesmo. A primeira capacitação foi a de aproveitamento do Umbu e logo depois a de beneficiamento do Caju.
Logo em seguida a EMATER-PI doou um kit completo para que o grupo não parasse suas atividades,mesmo depois de não terem apoio do poder público,elas não desistiram e perseguiram seus sonhos e puderam ampliar seus negócios
Hoje elas produzem popas de frutas conforme a época de cada fruta e produzem a Cajuína e Mel, e até o vinho do caju como a Rapadura feita também do caju.
A equipe da DV Produções ficou muito surpresa com as habilidades do Grupo de mulheres dos Cocos,tanto pela qualidade como pela diversidade de produtos desenvolvidos por essas mulheres.
Elas agradeceram também a grande ajuda do senhor Milton Paulo que é responsável da Rede Temática da Agroindústria que também acreditou no trabalho do Grupo de Mulheres dos Cocos.Cícera Luzeni Sousa também fez questão de agradecer ao Presidente da Emater Darlan Portela Noleto pelo total apoio ao grupo.
O prefeito Dr.Zé Maria está apoiando esse Grupo de Mulheres e como prova que acredita nesse empreendimento ,começou a reformar um prédio público que já existia no povoado dos Cocos para que o Grupo de Mulheres tenham um espaço maior e melhor para desenvolverem suas atividades ,a prefeitura está fornecendo o material para a reforma e a comunidade dos Cocos entra com a mão de obra para realização da mesma.
A secretária Municipal de Assistência Social Maria Bernadete também deu seu depoimento no vídeo que irá mostra como funciona esse grupo de mulheres e quais são os benefícios para todos da comunidade.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.