A XXX Semana Cultural da Juventude Ipiranguense terminou no último sábado dia 20 mais o que ocorreu nela permanecerá por muitos anos, uma das grandes novidades foi a valorização de talentos locais e por essa ou aquela razão não foram lembrados antes, que diga a Jovem Larissa de Moura Fontes a 1° e única arqueóloga nascida em Ipiranga do Piauí,quem nunca assistiu algum filme em que o personagem com seus pincéis procuram por algo enterrado tentando decifrar o que é ou que aconteceu ali naquele local?
Mais afinal o que faz um Arqueólogo? Arqueólogo ou Arqueologista é o profissional especializado em pesquisar e estudar antigas civilizações através de resquícios rochosos reconhecidos como monumentos históricos não escritos. Os arqueólogos são reconhecidos como cientistas que se baseiam em pedaços de cerâmica, obras de artes, fóssil e variados objetos antigos para fundamentar teorias a respeito de civilizações extintas.
Realizam expedições, escavações, fotografias e relatórios em diversos ambientes como cavernas, florestas, subsolo de cidades e montanhas para comprovar o desenrolar da história humana. Tudo o que recuperam e documentam torna-se parte do patrimônio histórico da humanidade.
Além das pesquisas, o arqueólogo demonstra destreza em análise e sensibilidade. O arqueólogo pode se formar em ciências sociais, história, geografia, biologia, geologia e posteriormente se pós-graduar em arqueologia.
A arqueologia é muito valorizada na Europa e nos EUA, no Brasil o mercado de atuação deste profissional sempre foi restrito, a restrição de oportunidades é fruto dos baixos investimentos governamentais e patrocínios neste setor. A palavra ?arqueologia provem do grego ?arkhaios? (antigo) e logos (ciência), exprimindo o estudo da antiguidade e das civilizações.
Larissa Moura Fontes realizou na sexta-feira (19) na Câmara Municipal de Ipiranga a conferência sobre o Sítio Moendas na localidade Cocos em Ipiranga,na realidade foi uma aula do que é a Arqueologia que agradou a todos os presentes na Câmara Municipal.
Larissa de Moura Fontes é formada Pela Universidade Federal do Piauí.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.