A cidade de Isaías Coelho comemorou na manhã deste sábado (02) o resultado positivo da Caravana da Juventude Quilombola no município.Na oportunidade, representantes do poder público municipal e sociedade civil organizada falaram da satisfação da execução desse projeto para a juventude da cidade.
Durante os três dias da Caravana da Juventude Quilombolas foram discutidas maneiras de fortificar a cultura negra pautada durante as palestras e oficinas. Mais de 400 jovens tiveram qualificação, através das oficinas de estética negra, serigrafia, capoeira, dança afro e percussão.
O professor de dança afro, Jorge Luís, ressaltou a empenho da juventude na execução da dança negra, resgatando a cultura negra no município de Isaías Coelho. ?Foi bastante gratificante para o grupo Coisa de Nêgo desempenhar e fortificar de forma bem produtiva esse projeto, contribuindo para que os jovens dessa região tornem-se protagonistas da sua história?, afirma.
Para a representante do grupo Coisa de Nêgo, Assunção Aguiar, trabalhar a questão da igualdade racial não é fácil, e os representantes municipais "quase nunca querem assumir esse compromisso de difundir e fortificar a cultura negra". "A prefeita da cidade de Isaías Coelho, Espírito Santo, assumiu o papel de perceber a importância do seu município receber um projeto tão grandioso como esse", destacou.
A Assessora Técnica da Coordenadoria Estadual da Juventude, Samara Martins, ressaltou o apoio do governador do estado do Piauí, Wilson Martins, na execução do projeto da Caravana que hoje é pioneiro no Brasil. ?A equipe da Cojuv tem a honra de trabalhar com projetos que enriqueçam a cultura negra no estado do Piauí; agradeço a equipe do Coisa de Nêgo pelo empenho e dedicação para que o resultado dessa caravana fosse um sucesso?,garante.
O enecontro é realizado pela Coordenadoria Estadual da Juventude(Cojuv), a Secretaria de Assistência Social e Cidadania do Estado do Piauí (Sasc) e o grupo Coisa de Nêgo.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.