No último sábado (09), a equipe da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente do município de Itainópolis, apicultores e meliponicultores, participaram de uma palestra e oficina de campo realizada na Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, Picos-PI, ministra pela Drª Juliana do Nascimento Bendini.
A palestra ocorreu no auditório Fontes Ibiapina e contou com a presença de secretários, técnicos, criadouros (apicultores e meliponicultores) e alunos.
Com o foco voltado para a meliponicultora, atividade de criação de espécies de abelhas sem ferrão, também conhecidas como abelhas indígenas, abelhas nativas ou meliponíneos, a Drª Juliana, abordou em sua fala a importância da preservação das espécies e suas principais vulnerabilidades, já que as abelhas têm sofrido bastante com os desmatamentos, queimadas, uso de agrotóxicos em plantações, meleiros (extratores de mel), e outros. Além de incentivar o surgimento de novos criadores (meliponicultores).
No segundo momento, após a palestra, os participantes se deslocaram para uma oficina de campo, aonde a Drª Juliana expos algumas de suas colmeias e mostrou como era o processo de criação de algumas espécies, como, jatí ou abelha mosquito e outras.
Além das colmeias apresentadas durante a oficina de campo, foi realizado o processo de criação das iscas pet (usada para a captura de novos enxames), o desenvolvimento do atrativo (essência mista de cera, geoprópolis, própolis e o álcool), e sua inserção na isca pet, pela meliponicultora Dalila.
Durante a palestra, o Secretário de Agricultura do Município de Itainópolis, Isidório Luís, expôs em sua fala a importância de está participando daquele momento, e como o município de Itainópolis pretende se tornar destaque na meliponicultora, já que o mesmo é um dos principais produtores de mel do Estado do Piauí, na área da apicultura.
Um dos destaques na palestra foi o meliponicultor, ex-meleiro, Filim, do Povoado Riachão, que se mostrou apto ao assunto e transmitiu muito conhecimento vivenciado por ele na meliponicultora aos presentes. Outro destaque, foi o meliponicultor Diogo, que participou ativamente na confecção das iscas pet.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.