A Escola Municipal Sebastião Gonçalves Guimarães, localizada no Povoado Várzea grande, Município de Itainópolis, realizou nesta sexta-feira (24), a exposição da oficina “Recicle e Crie”, iniciativa desenvolvida pela professora Maria das Dores (Dorinha), gestão escolar, docentes e discentes, com o apoio da Prefeitura Municipal de Itainópolis, através das Secretarias de Educação, Assistência Social e Meio Ambiente.
O evento foi realizado no período da tarde, no prédio da referida escola, com idealização da professora, Maria das Dores, que atua com a disciplina de Ciências, do 6º ao 9º ano. Contando com a exposição de diversos tipos de objetos, criados a partir de materiais reciclados, por alunos e professores, coletados na própria comunidade e em suas residenciais, como: fruteiras; enfeites; móveis e jogos, que divertiram as crianças durante toda a exposição.
A diretora da escola, Maria Viviane, falou acerca do projeto: “Esse projeto teve iniciativa pela professora Maria das Dores, professora da disciplina de Ciências. Ela trabalhou com os alunos, falando da importância de preservar, conservar e cuidar do meio ambiente. Primeiro ela trabalhou a teoria, e dentro de sala de aula ela trabalhava a prática, montando os próprios recursos que têm hoje expostos aqui. Tivemos o da Prefeitura Municipal, que através da Secretaria Municipal de Educação, nos subsidiou com recursos externos necessários para montar essa exposição de hoje”, concluiu a gestora.
A primeira-dama e secretaria parabenizou e incentivou a iniciativa do projeto: “Projetos como esse será sempre bem-visto pela Secretaria Municipal de Educação e pela Gestão. Temos ótimos professores na nossa rede de ensino, capazes de desenvolver projetos brilhantes e audaciosos como esse. Só temos a ganhar com iniciativas como a da professora Dorinha, ela está de parabéns. Pude observar o quanto os alunos se empenharam e estavam focamos nessa oficina. Esperamos que tenhamos mais projetos como esse, desenvolvidos em outras escolas do nosso município. Contem com o nosso apoio, contem com o apoio do prefeito Miguel Rodrigues”, enfatizou a secretária de educação e primeira-dama.
A professora Maria das Dores (Dorinha), idealizadora do projeto, externou como foi todo o processo, desde o objetivo, iniciativa, desenvolvimento a exposição: “Desde o início, desde a coleta do material para a gente reciclar, até o confeccionar, foi sempre com os meus alunos. O objetivo do projeto foi trazer o alunado a se preocuparem com o nosso meio ambiente, que infelizmente está sendo destruído, exatamente por falta de ações nossas. O projeto tem a finalidade de despertar no aluno um olhar mais respeitoso, mais crítico em relação ao meio ambiente. A partir de agora, a gente espera que a grande maioria possa olhar para os resíduos sólidos e terem uma nova visão, que possa transformar esse objeto em uma obra de arte, algo que eu possa utilizar em minha casa”, disse.
Estiveram presentes no evento o corpo gestor da escola; docentes; discentes; vigia; zeladoras; merendeiras; a vereadora, Remédios; o ex-vereador, Manassés Rodrigues; a secretária de educação e primeira-dama, Maria do Socorro; Secretária de assistência social, Marilene Rodrigues; secretário de desenvolvimento rural, recursos hídricos e meio ambiente, Isidório Luís; Secretária de Finanças, Mosianny Rodrigues. Além de populares que prestigiaram o evento.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.