O agente de Desenvolvimento de Itainópolis Fernando karol de Moura Gonçalves, participou do II Fórum Mundial de Desenvolvimento em Foz do Iguaçu- PR, que se realizou no período de 28 outubro a 01 de novembro de 2013. Com o objetivo de trazer melhorias em termo de desenvolvimento para o Município de Itainópolis.
Nesse encontro, teve a participação de 43 países que tratavam de um único assunto: o desenvolvimento local e como os países ou regiões poderiam se desenvolver.
Um ponto muito importante e em comum nestes 04 dias de evento é que todos os países que estão nesse processo, tiveram como base a Agricultura Familiar, as pequenas cooperativas, os Microempreendedores Individuais e o desenvolvimento de pequenos Polos de Produção, como artesanato, etc.
O evento começou as 10:00h do dia 29 de outubro com a palestra O Meu Everest com o Luciano Pires. Essa palestra foi destinada apenas para os 1.200 Agentes do Brasil. Trata se de uma palestra de motivação onde o palestrante contou a sua saga para chegar ao campo base do Everest.
Na sequencia veio uma palestra falando sobre os benefícios e os perigos das redes sociais e depois uma palestra sobre a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas.
A partir do dia 29 de outubro, vários palestrantes de 43 ( quarenta e três ) países diferentes começaram a se revezar para falar sobre o desenvolvimento em seus países e como esta sendo emplementada a Lei Geral em seus territórios.
No dia 30 de outubro o evento contou com mais de 4.000 mil pessoas divididas entre os vários auditórios e falando sobre estratégias de desenvolvimento.
Em vários momentos ao longo do evento foi destacada a importância que tem os Agentes e também a importância que tem o apoio das prefeituras e governos para que esse trabalho seja desenvolvido com resultados.
No dia 01 de novembro, houve o encerramento com um encontro com o ex Presidente do Brasil Luís Inácio Lula da Silva, enfatizando que a Lei Geral foi criada para beneficiar os pequenos empresários locais que, segundo ele, é quem movem a economia mundial.
Partiram do Piauí dezesseis Agentes, sendo que apenas três incluindo o Frenando foram levados pelo SEBRAE. Os demais foram por conta de suas prefeituras.
O Piauí levou ainda dois artesãos para participarem da Mostra Brasil, que acontecia em paralelo ao evento, onde puderam mostrar o seu trabalho e comercializarem seus produtos.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.