Novos Conselhieoros Tutelares são escolhidos em Jatobá do Piauí

Novos Conselhieoros Tutelares são escolhidos em Jatobá do Piauí

Filas para votar marcaram pleito | Campo Maior Em Foco

O Conselho da Criança e do Adolescente de Jatobá do Piauí realizou no último domingo, 27, a eleição para escolha dos novos Conselheiros Tutelares. O órgão estava funcionando desde 2013 sub judice, devido a uma interpretação da Lei nº 12.696/2012, que pretende unificar a data das eleições para os Conselhos Tutelar em todo o território nacional.

Ocorreram eleições para mandato "tampão" em vários municípios, mas outros Conselhos Tutelares, no entanto, desejam é a prorrogação de mandato, baseado em Lei municipal. Foi o que ocorreu em Jatobá do Piauí. Porém, o Ministério Público entrou com ação de inconstitucionalidade e recomendou uma eleição ?suplementar? com mandato até 09/1/2016, quando acontecem eleições unificadas de quatro anos.

A eleição ocorreu em clima de campanha eleitoral com 1650 eleitores comparecendo a votação, numero que surpreendeu os técnicos da justiça eleitoral da 7ª Zona Eleitoral de Campo Maior. Em duas sessões a votação entrou pela noite e em uma ainda houve a necessidade de usar cédulas de papel . Fora instalados quatro pontos de votação.

O Promotor Cesário Cavalcante acompanhou todo o processo e chegou a ser acionado pela suposta compra de votos na localidade Santa Alice, um dos pontos de votação, mas segundo ele, o processo em si foi tranquilo.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES