A Secretaria municipal de Saúde de Juazeiro do Piauí, realizou na manhã desta quarta-feira (24/02), um mutirão no combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. O mutirão aconteceu em prédios públicos e contou com participação de agentes comunitários de saúde, agentes de endemias, enfermeiras, funcionários do Cras, funcionários das secretarias de educação, assistência social, administração, saúde, esporte e infraestrutura.
O mutirão teve como principal objetivo conscientizar a população sobre os riscos que todos correm deixando lixos nas ruas, quintais e reservatórios de água a céu aberto. Os principais pontos de preocupação são caixas de água, pneus, garrafas, lixeiras, calhas, entulhos, vasos ou pratos onde a água acumulada se torna o habitat ideal para proliferação do Aedes aegypti. Durante o mutirão foi apresentado o certo e errado, uma forma de mostrar com mais clareza a população como agir contra o mosquito.
Durante o mês corrente até o mês de agosto agente comunitários de saúde e agentes de endemias, estrão visitando todas as residências do município tanto na zona urbana como na zona rural de acordo com o cronograma.
O prefeito Tonho Verissimo esteve presente e falou da importância do mutirão, “hoje é um dia muito importante para o nosso município, pois estamos realizando este mutirão que está integrando todas as secretarias do município em combate ao mosquito Aedes aegypti, nós sabemos o grau dessas doenças causadas por este mosquito, então precisamos fazer a nossa parte, tanto o município como também a população, hoje o mosquito Aedes aegypti é um problema nacional, e todo o pais esta fazendo esses mutirões para erradica o mosquito, em que o mesmo hoje é o causador da microcefalia, quero aqui também fazer um apelo para toda a população, abram suas portas recebam nossos agentes para que seja feita a limpeza necessária em sua residência ” Finalizou o prefeito.
Fonte: juazeiroalerta.com
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.