Entre 2008 e 2012, não houve nenhum homicídio em Juazeiro do Piauí. Uma prova inconteste que qualquer ato de violência no município deve ser combatido pelo Poder Público.
Dos 224 municípios piauienses, em 54 não houve registro de homicídio no período de quatro anos, entre 2008 e 2012 e Juazeiro do Piauí está entre eles. Os dados estão em uma reportagem publicada no site da Revista Exame.
Das mais de 5,5 mil cidades brasileiras, exatas 684 conseguiram passar o período sem que tenha havido um único crime contra a vida, ou seja, somente 1,6% das cidades brasileiras não houve mortes por homicídio no período. Destas cidades, 92% possuem menos de 10 mil habitantes.
Nestas cidades onde não se registraram mortes moram 3,1 milhões de pessoas. A soma da população das cidades piauienses que não tiveram mortes por homicídios é de 239,7 mil moradores. Os dados foram obtidos no Mapa da Violência 2014. O levantamento só vai até 2012 porque é o último ano com dados disponíveis do Ministério da Saúde para todos os municípios do país.
Mesmo assim, o número de homicídios em todo o país é escandalosamente elevado. Somente em 2012, 56 mil pessoas perderam a vida de forma brutal e intencional. Os Estados do Acre, Alagoas, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Roraima não tiveram cidades com homicídio zero no período entre 2008 e 2012.
O fato de Juazeiro do Piauí aparecer entre os 54 municípios piauienses e os 684 brasileiros sem nenhum homicídio em quatro anos, é a prova inconteste que o Poder Público deve procurar coibir qualquer ato de violência ou incitação a violência no município.
Abaixo, a lista das cidades piauienses onde não houve homicídio neste período.
Capitão de Campos,,Beneditinos,,Sigefredo Pacheco, Ipiranga do Piauí, Queimada Nova, Lagoa Alegre, Cajueiro da Praia, Nazaré do Piauí, Ribeiro Gonçalves, São José do Piauí, Lagoa de São Francisco, Boqueirão do Piauí, Aroazes, São Francisco de Assis do Piauí, Campinas do Piauí, Joca Marques, São José do Divino, Alvorada do Gurguéia, Fartura do Piauí, Agricolândia, Juazeiro do Piauí, Currais, Eliseu Martins, São João da Varjota, Jurema, Cocal de Telha, Lagoa do Barro do Piauí, São João da Canabrava, São Lourenço do Piauí, Passagem Franca do Piauí, Jardim do Mulato, São Braz do Piauí, Várzea Grande, Nova Santa Rita, Sebastião Leal, Capitão Gervásio Oliveira, Barra D’Alcântara, Bela Vista do Piauí, Hugo Napoleão, Brejo do Piauí, São José do Peixe, Santo Inácio do Piauí, Belém do Piauí, Novo Santo Antônio, Barreiras do Piauí, João Costa, São Gonçalo do Gurguéia, Tanque do Piauí, Porto Alegre do Piauí, São Luis do Piauí, Floresta do Piauí, Pedro Laurentino, São Miguel da Baixa Grande e Santo Antônio dos Milagres.
Com Informações: Revista Exame/Meionorte.com
Fonte: juazeiroalerta.com
Foto: Arquivo do Município.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.