A Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro do Piauí nos dia 03 e 04 do mês de agosto realizou palestras sobre comemoração da Semana Mundial de Aleitamento Materno na Unidade Básica de Saúde (UBS) da sede do município, pela Equipe I.
As palestras foram ministradas pele enfermeira Kilma Danielle e alunos do Curso de Agentes Comunitários de Saúde oferecidos pelo (SENAC) e do Curso Formador de Técnicos de Enfermagem, e contou com a presença de gestantes e usuários da UBS, as palestras realizadas na UBS tiveram o intuito de informar a importância do aleitamento materno exclusivo para recém-nascidos até os seis meses de idade e continuação até 2 anos ou mais como complemento da alimentação.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta que a amamentação seja substituída gradativamente por outros alimentos, a partir do sexto mês de vida do bebê. No entanto, a recomendação é de que o aleitamento materno perdure até os dois anos ou mais. Caso a mulher tenha problemas com a produção de leite, ela pode procurar um dos bancos de leite humano existentes no Estado, sendo todos eles disponíveis para a população.
A secretária de saúde Julliana Oliveira enfatiza a importância de palestras como estas, com a participação dos usuários do SUS para melhor informação da população em promoção e educação em saúde.
Por: Adones da Silva
Fotos: Equipe de Saúde de Juazeiro do Piauí
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.