A Região Integrada de Desenvolvimento (RIDE) da Grande Teresina terá nova instalação no dia 17 de maio, em Teresina. A escolha da data foi feita ontem, em audiência com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, com a participação de representantes das bancadas dos Estados do Piauí e Maranhão, e os prefeitos de Teresina, Firmino Filho, e de Timon, Luciano Leitoa. O senador Wellington Dias, líder do PT, esteve presente.
Antes da instalação oficial, será realização uma reunião, no próximo dia 23, também em Teresina. A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) será responsável pela elaboração do plano diretor, por sugestão do senador Wellington Dias.
?O ministro garantiu que, independente de questões orçamentárias, alocará recursos para a elaboração do Plano Diretor, além de articular as instituições federais diretamente envolvidas?, destaca o senador.
Os parlamentares solicitaram para a Grande RIDE a destinação de recursos do Orçamento da União e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Eles firmaram o compromisso de, na construção do Orçamento, apresentar a destinação dos recursos para a Região.
Wellington Dias solicitou ainda a imediata inclusão dos municípios de Pau D?arco, Nazária, recém desmembrados de municípios que já pertencem à RIDE. ?Projeto de iniciativa do deputado Hugo Napoleão, a RIDE Grande Teresina foi instalada no meu mandato quando governador. Com as mudanças nos governos estadual e municipais, não teve renovação. Necessita, portanto, dessa recomposição?, esclarece o senador.
O ministro Fernando Bezerra destacou os avanços na atuação da RIDE e citou o exemplo da RIDE do Distrito Federal, que teve ampla valorização no governo de Agnelo Queiroz e tem destacada atuação no acompanhamento de obras e projetos estratégicos.
A RIDE abrange os municípios piauienses de Altos, Beneditinos, Coivaras, Curralinhos, Demerval Lobão, José de Freitas, Lagoa Alegre, Lagoa do Piauí, Miguel Leão, Monsenhor Gil, Pau D?Arco, União e Teresina, além do município maranhense de Timon.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.