Quem um dia irá dizer que não existe razão nas coisas feitas pelo coração? E quem irá dizer que não existe razão? Explicar o amor, falar de amor, concretizar o amor, viver simplesmente o amor... O texto de abertura da 2° Noitada Cultural de Livre e Espontânea Vontade realizada em Luzilândia pelo Grupo Reboque de Cultura trouxe para o público a magia de se apaixonar! E o evento realmente encantou quem esteve presente no Complexo da Igreja Matriz de Santa Luzia no ultimo sábado, 28 de Dezembro.
O movimento, que iniciou na sexta (27) com Oficinas de Tie Dye e Fotografia, e à Noite Espetáculo Teatral e música ao som de violão, teve por objetivo promover um encontro entre várias expressões artísticas de Luzilândia e região. Música, teatro, dança, artesanato, fotografias, poesias artes plástica e muito mais reunido em um evento que busca valorizar os artistas da região.
A oficina de Tie Dye, ministrada por Andressa Paiva, trouxe a arte da pintura em tecido. Do inglês ?amarrar?(tie) e tingir(dye), a arte consiste em criar padrões de cor no tecido das mais variadas formas, utilizando as cores que você bem entender, para alcançar resultados quase sempre improváveis e com ótimas surpresas no resultado final. Participaram da oficina 18 pessoas, cada participante produziu uma blusa que foram expostas durante o evento.
Blusas produzidas pelas alunas e alunos da oficina de Tie Dye
Já a oficina de fotografia trouxe a sensibilidade da fotografia humanista. Ministrada pela Jornalista e comunicadora Popular Paula Andreas, ?Um outro olhar?, levou aos participantes técnicas e a sensibilidade para uma fotografia mais apurada, mais detalhista. A jornalista apresentou para os participantes noções de Composição, Iluminação e Enquadramento. ?A intenção não era criar fotógrafos, até porque em duas horas isso era impossível, mas trazer noções simples, de rápidas compreensão, além da sensibilidade, que a fotografia humanista tem, ? comentou Paula Andréas.
Na noite do Primeiro dia do evento a peça Notícias Populares, interpretada pelo Grupo Cactus de Teatro, levou o público que lotou o Cine Teatro às risadas. Foi uma hora de muitos risos e elogios. O Vice-prefeito da cidade, Oliveirinha Ximenes, estava no público e assistiu toda apresentação. Nos dois anos do evento, ele foi um dos patrocinadores e apoiadores. ?Os meninos estão de parabéns. Excelente a apresentação, parabéns pelo evento?, disse. Após a peça, Raimundo Junior e Carlos Eduardo Cordeiro apresentaram músicas instrumentais para o público presente.
Durante todo o dia de sábado uma oficina de teatro foi ministrada pelo ator teresinense Anchieta. À noite grande show musical com bandas e artistas local e regional como: Molotov, Mecânica, Daniel e Juliana, F5, Graziela Aguiar, The Ploc Band. E as intervenções teatrais e muitas brincadeiras com os caras pintadas fizeram a alegria da criançada.
O evento foi oferecido à comunidade de forma gratuita e contou com o apoio dos artistas que não cobraram nada pela apresentação e de patrocinadores da Cultura. Para Julia Ribeiro, uma das organizadoras do evento, o movimento cultural se consolida como o único evento da atualidade dessa magnitude em Luzilândia. ?É claro que não é fácil fazer um evento como esse, mas o que queremos mostrar é que com força de vontade e união podemos mostrar o talento, os vários talentos que temos aqui mesmo em Luzilândia, destaca.
A Secretária de Cultura e Juventude do Município, Rita Cristianne, foi uma das apoiadoras e patrocinadoras do evento e esteve presente no segundo dia do evento. Ela elogiou a iniciativa do Grupo Reboque e se disse sempre a disposição a ajudar eventos que ressalte a cultura no município.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.