Foi realizado na ultima quinta-feira (31) de julho, na Praça João José filho, centro de Luzilândia, a I feira da agricultura familiar de Luzilândia. Resultado de uma estratégia do Conselho dos Territórios dos Cocais em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Luzilândia, Colonia Z-12, Emater. Prefeitura Municipal de Luzilândia, através da Secretaria de Agricultura, Secretaria de Aquicultura e Pesca, Secretaria de Desenvolvimento Rural Sustentável.
Segundo Rogerio Coriolano, coordenador da Secretaria de Aquicultura e Pesca e membro representante de Luzilândia no conselho do Território dos Cocais, a ideia é que a Feira possa acontecer todas as semanas com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar, gerando espaço para comercialização, bem com aumentar a renda dos produtores com a venda direta ao consumidor. Durante a realização da Feira a Secretaria de Saúde ofereceu o serviço de medição de pressão arterial, as Guardas Mirim e Municipal realizaram apresentações e a Banda Municipal animou todo evento.
Feiras da Agricultura Familiar
O Conselho dos Territórios do Cocais e a Prefeitura de Joaquim Pires elaboraram um projeto para aquisição de kists feiras no valor de R$ 425.000,00. Esses kits serão utilizados pelos municípios que compõem o Território para a realização das feiras da agricultura familiar. O projeto será submetido ao PROINF - Projeto de Infraestrutura e Serviços em Territórios Rurais (Proinf-2014), operacionalizada pela Secretaria de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O Proinf tem o objetivo de qualificar os processos produtivos e econômicos da agricultura familiar nos territórios rurais através da aquisição de equipamentos e construção de estruturas para beneficiamento, escoamento e comercialização de produtos da agricultura familiar.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.