Luzilândia será beneficiada com o Programa Água para Todos

Luzilândia será beneficiada com o Programa Água para Todos

A iniciativa faz parte do Plano Brasil sem Miséria e visa universalizar o acesso e uso de água para populações carentes. | Lucas Brito/Assessoria

O Município de Luzilândia será beneficiado com cisternas de polietileno através do Programa Água Para Todos, executado no Estado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Na ultima sexta-feira (13) a Prefeita Ema Flora se reuniu com representantes do Comitê Gestor Municipal, da Engecor Engenharia e alguns Secretários municipais para traçar estratégias de mobilização e cadastramento de famílias nas comunidades de Luzilândia que tem dificuldade no acesso a água de qualidade e em quantidade adequada.

Os comitês são formados por representantes da sociedade civil organizada, sindicatos de representação rural, associações rurais, igreja, pastorais e do poder público municipal, além de comissões comunitárias. O comitê tem um papel importante, pois auxilia na mobilização local das comunidades, visando ao cadastramento e a validação das famílias a serem beneficiadas. ?O nosso comitê é formado por 10 pessoas e na próxima semana nós vamos iniciar o processo de mobilização e cadastramento das famílias que se enquadram dentro das necessidades e critérios do Programa?, diz Raimundo Cirilo Araujo (Solon), Presidente do Comitê Gestor Municipal de Luzilândia.

Mesmo buscando atender prioritariamente as populações de baixa renda residentes em localidades rurais do semiárido brasileiro, o Programa vai atender localidades que, mesmo não sendo consideradas semiáridas, sentem dificuldade no acesso a água. Para a Prefeita Ema Flora as cisternas vêm atender a necessidades de algumas comunidades que tem dificuldade no acesso a água, ?As cisternas garantem essa autonomia para as famílias, porque elas vão gerir o líquido que vão colher da chuva e isso eleva a renda e as condições de bem-estar da população?, comenta.

As cisternas de polietileno garantem o acesso à água a populações das áreas rurais nos períodos de estiagem. A água armazenada, que provém da chuva e são colhidas através do telhado, assegura que as famílias tenham atendidas necessidades básicas, como saciar a sede e preparar alimentos.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES