Os professores municipais que trabalham na rede municipal de Ensino de Massapê do Piauí participaram, na última sexta-feira, de uma palestra sobre a saúde e higiene vocal do professor, proferida pela fonoaudióloga Dra. Cristianne Coêlho Ramos, a palestra fez parte do calendário da semana pedagógica da secretaria municipal de educação do município.
A palestra aconteceu no auditório da Câmara Municipal de Massapê do Piauí com o público alvo os professores da rede pública, promovida pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com o Nasf - Núcleo de Apoio a Saúde da Família.
A palestra teve o principal objetivo fornecer informações sobre o funcionamento da voz e os cuidados que os profissionais da educação devem ter para evitar riscos à saúde, a palestrante apresentou imagens ilustrativas sobre a rotina diária do professor com o uso da voz e os pecados cometidos contra a voz, dentre eles a ingestão de bebidas alcoólicas, uso de cigarro e excesso de cafeína.
Palestra como essa pode ajudar principalmente os professores a planejar as próximas ações no sentido de melhorar a saúde e higiene vocal dos docentes da rede municipal. ?A palestra de hoje visa despertar a importância do cuidado com o seu maior instrumento de trabalho, que é a voz?, explicou Dra. Cristianne.
A fonoaudióloga ressaltou que, dos profissionais que trabalham com a voz, os recordistas de atendimentos em consultório são os professores, a maioria chega ao consultório com doenças na laringe. As dicas apresentadas aqui, se seguidas, contribuirão para diminuir a incidência dessas doenças, melhorando consideravelmente o desempenho em sala de aula.
Para Supervisora de Ensino professora Josefa Costa (Zefinha), a capacitação sobre cuidados com a voz é importante porque melhoram as condições de trabalho dos professores municipais, a Secretaria de Educação investe no aperfeiçoamento dos profissionais da rede municipal, o que significa investir em formação continuada e em ações de promoção da saúde.
Geralmente apresentamos problemas como rouquidão e cansaço vocal, o contato com fonoaudiólogos nos permite saber como devemos proceder para diminuir esses sintomas. Aprendi que devo evitar água muito gelada e alimentos muito quentes, principalmente os que contêm cafeína; que preciso beber muito líquido durante o dia e que devo me educar para não alterar a voz. ?Com esses cuidados, o nosso trabalho em sala de aula fluirá melhor, e os grandes beneficiados serão os nossos alunos que, vendo como usamos bem a nossa voz, aprenderão também a usar a deles adequadamente?, declarou a professora Zefinha, supervisora de ensino.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.