A Rede Estadual de Ensino de Massapê do Piauí, através da 9ª Gerência Regional de Educação, Orgão da Secretaria Estadual da Educação - SEDUC, juntamente com toda a comunidade da EJA (gestores, coordenadores, professores e outros), promoveram nesta manhã de sexta-feira (17), o Dia “D” como parte da campanha de matrícula da Educação de Jovens e Adultos – EJA e do Programa Brasil Alfabetizado – BRALFA para o ano letivo de 2017.
A mobilização contou com a presença dos prefessores do EJA, Brasil Alafatizado, supervidores e coordenadores da rede estadual de ensino, e ainda com a participação dos mobilizadores da 9ª GRE de Picos, Marionete de Moura Luz, Maria das Mercês Coutinho Lima, Ozanilde Nogueira e Rubenilda Pedrosa, também vieram ao município reforçar a mobilização das matrículas.
A campanha de mobilização de matrículas para a EJA/BRALFA foi realizado na Escola Estadual Rafael Manoel da Costa com a divulgação no rádio, carro de som e distribuição de panfletes nas ruas e nos estabelecimentos comercial da cidade com o propósito chamativo para o público alvo participarem do programa, efetuando suas matrículas e voltarem a sala de aula. O programa tráz o tema: "É HORA DE VOLTAR PRA ESCOLA, NÃO IMPORTA A IDADE".
Além da volta a sala de aula, o programa oferece outros benefícios, como fardamento gratuito, poupança jovem, consultas oftalmológica, realização de cirurgias e aquisição de óculos através do Programa Olhar Bem em parceria com da SEDUC e SESAPI.
O objetivo da mobilização é matricular pessoas acima dos 15 anos que abandonaram os estudos e agora querem voltar às salas de aulas, visando à formação humana integral e profissionalização, através do ingresso nas etapas na modalidade EJA. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que nasceu da necessidade de oferecer uma melhor chance para pessoas que, por qualquer motivo, não concluíram o ensino fundamental e/ou o médio na idade apropriada.
Atualmente o Piauí possui cerca de 6 mil analfabetos absolutos e cerca de 800 mil analfabetos funcionais. O EJA possui três modalidades, nas quais os futuros alunos serão matriculados de acordo com suas necessidades: Analfabeto absoluto, Analfabeto funcional e ensino médio incompleto.
A supervisora de ensino da Escola Rafael Manoel da Costa, professora Lucineide Enedina, convida todos os jovens e adultos não alfabetizados para efetuarem suas matrículas e voltarem a sala de aula, seja no EJA como no Brasil Alfabetizado, as matrículas terão início hoje 17 de fevereiro e terá continuidade, os interessados deverão procurarem a escola garantir sua vaga em um dos dois programas, informou Lucineide.
Fonte: Portalpontonet
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.