A Prefeitura de Milton Brandão, através da Secretaria de Saúde, observando alguns casos de Tuberculose e Hanseníase, que tem surgido no município, está realizando treinamento com os Agentes Comunitários de Saúde, para melhor conhecimento dos sintomas e comportamento da pessoa acometida por uma delas.
O objetivo do encontro é de tornar os agentes mais atentos a esses sintomas e se for detectado algum caso suspeito encaminhar imediatamente ao posto de saúde mais próximo para investigação médica e posteriormente a realização dos exames necessários para confirmação ou não da doença.
Dos vinte ACS’s, dezoito compareceram ao primeiro treinamento que foi realizado na UBAS, com carga horária de 10h.
A Enfermeira Maria Helena, abordou a Tuberculose, citando seus sintomas e o que a doença pode provocar quando não tratada com antecedência.
Já o Enfermeiro Antônio da Costa, abordou a Hanseníase, que é uma doença silenciosa e se não tratada precocemente pode provocar sequelas irreversíveis e até a morte.
A Enfermeira Karém Gonçalves falou da importância de ser identificada a pessoa que está com suspeita de uma dessas doenças no início, para facilitar no tratamento e ampliar o índice de cura, quanto mais cedo melhor.
Já Enfermeira Ana Cláudia, que faz um trabalho de Assessoramento Técnico, enfatizou que "a importância de se trabalhar com a prevenção é importante para o município, porque reduz custos". "Agora temos que trabalhar atentamente para detectar casos de qualquer doença para cuidar no início, o que facilita no tratamento e a chance de cura é muito grande, por isso a nossa preocupação de descobrir pessoa que possa está com a suspeita de uma dessas doenças".
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.