Mesmo em meio aos esforços concentrados de combate a uma possível proliferação de contaminação pelo Corona Vírus, as autoridades em saúde pública não esquecem de alertar sobre outro vilão que também afeta a vida das pessoas, o terrível mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue. Devido o isolamento social para evitar o covid-19, as ações por parte do poder municipal ficam restritas, reduzida suas ações, cabendo o alerta de agentes de saúde para que a própria população aproveite este tempo a mais dentro de casa e faça uma limpeza dentro e fora de seus imóveis, evitando os focos do mosquito, como; acúmulo de lixo e qualquer vasilha ou recipiente com água parada. A prefeitura Municipal de Monsenhor Gil irá colocar carro de som nas ruas da zona urbana e rural, alertando a população para redobrar cuidados, uma vez que já existe no Município, alguns casos de pessoas infectadas pelo terrível mosquito da dengue, conforme relatos de populares e dos profissionais de saúde do município.
Transmissão da dengue
A dengue é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. Após picar uma pessoa infectada com um dos quatro sorotipos do vírus, a fêmea pode transmitir o vírus para outras pessoas. Há registro de transmissão por transfusão sanguínea.
Não há transmissão da mulher grávida para o feto, mas a infecção por dengue pode levar a mãe a abortar ou ter um parto prematuro, além da gestante estar mais exposta para desenvolver o quadro grave da doença, que pode levar à morte. Por isso, é importante combater o mosquito da dengue, fazendo limpeza adequada e não deixando água parada em pneus, vasos de plantas, garrafas, pneus ou outros recipientes que possam servir de reprodução do mosquito Aedes Aegypti.
Em populações vulneráveis, como crianças e idosos com mais de 65 anos, o vírus da dengue pode interagir com doenças pré-existentes e levar ao quadro grave ou gerar maiores complicações nas condições clínicas de saúde da pessoa.
Os principais sintomas da dengue são:
- Febre alta > 38.5ºC.
- Dores musculares intensas.
- Dor ao movimentar os olhos.
- Mal estar.
- Falta de apetite.
- Dor de cabeça.
- Manchas vermelhas no corpo.
Tratamento
Não existe tratamento específico para a dengue. Em caso de suspeita é fundamental procurar um profissional de saúde para o correto diagnóstico.
A assistência em saúde é feita para aliviar os sintomas. Estão entre as formas de tratamento:
- fazer repouso;
- ingerir bastante líquido (água);
- não tomar medicamentos por conta própria;
- a hidratação pode ser por via oral (ingestação de líquidos pela boca) ou por via intravenosa (com uso de soro, por exemplo);
- o tratamento é feito de forma sintomática, sempre de acordo com avaliação do profissional de saúde, conforme cada caso.
(Internet).
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.